Desde já queria endereçar os meus parabéns ao site MAISFUTEBOL onde a

palavra interactividade é levada a sério, o que permite na minha opinião que seja um dos melhores sites desportivos portugueses na WWW.

Queria deixar o meu pequeno comentário à questão da ausência de Peter

Schmeichel.

Como sócio e seguidor apaixonado do Sporting, pareçe-me incontestável a qualidade de Peter Schmeichel, grita com os defesas, sofre alguns golos com culpa própria, demonstra ás vezes alguma arrogância (motivada com certeza por ser um dos poucos jogadores da história do futebol com tantos e tão importantes títulos ganhos), mas é o melhor guarda redes desde os saudoso tempo do Damas. Para além disso a sua experiência foi fundamental na conquista do título do ano passado e será concerteza de vital importância para o Sporting ainda no decorrer desta época, mas se no ano passado o Sporting cometeu o erro de colocar o Schmeichel a titular sem estar nas melhores condições físicas, é com grande agrado que este ano vejo a equipa técnica a apostar a 100% no Nelson e a evitar as situações estranhas da ultima época.

Se o Schmeichel não está convocado e não joga é simplesmente porque não está nas condições ideais ou porque têm um colega em melhor forma com melhor rendimento no lugar dele, não me pareçe que isto seja polémico, parece-me que o Sporting finalmente têm um plantel cada vez mais equilibrado onde joga quem está realmente nas melhores condições.

Parabéns ao Sporting, parabéns ao Nelson, e uma rápida recuperação ao grande Schmeichel.

Paulo José de Arroja Pires 

Este mail que envio, como leitor do site Maisfutebol e como sócio do Sporting, é referente ao «caso» que abala hoje o «universo sportinguista» e logo aproveitado por alguns órgãos de comunicação social para gerar confusão no clube, com todo o mérito, campeão português, quem sabe se promovidos por um qualquer clube da 2ª Circular ou um clube bairrista a Norte do Douro.

Mas não é por isso que vos escrevo...

Escrevo-vos para mostrar a minha indignação, ou mais precisamente, a minha surpresa pelo facto de o Peter Schmeichel não ter sido de novo convocado, desta feita para o jogo com o Marítimo. Nunca houve, na história do futebol português, jogador algum com o (impressionante) curriculum que o, como se costuma dizer, gigante dinamarquês possui.

É indiscutível que já não possui a condição física de outros tempos, mas julgo que é também indiscutível que foi ele um dos pilares a vitória no campeonato. Julgo que provou com toda o esforço, devoção e dedicação que a glória é possível.

Ele que foi acusado de ter vindo passar férias a Portugal, provou o contrário rubricando excelentes exibições; «dando» pontos ao Sporting e, sobretudo, porque jogou lesionado na mão e no joelho, como exemplo.

Ele foi acusado de muitos pontos perdidos na Liga do Campeões... mas será que são fundamentadas? Não é uma equipa composta por 11 jogadores e não apenas por um? É suposto o Sporting actuar como o rival da 2ªcircular há 2/3 épocas atrás que era o Preud'homme, o João Pinto (que fica muito melhor de verde) e mais 9? (saliente-se que hoje é ninguém e mais 11).

Pelo seu carisma, pela sua forma de estar em campo, pela forma como orienta a equipa da sua baliza, pela forma como incentiva os seus colegas (que não acho que seja exagerado - se virem com atenção ele grita durante o jogo, mas antes e depois cumprimenta os seus colegas um a um) ele é uma peça fundamental no futebol leonino.

Não quero dizer que o Nélson não tem qualidade para defender a baliza, mas vejamos: ele ainda é novo, tem ainda que crescer, nomeadamente em corpulência física e a jogar a bola com os pés; viu-se no passado sábado que houve um ou dois cantos nos quais ele se saiu em falso e fez tremer a assistência, e não acho que ele tenha qualidade superior ao dinamarquês.

Corrijam-me se estiver errado, mas tem o Sporting possibilidades de não utilizar, se calhar por mero capricho do treinador, o melhor jogador que já actuou no futebol português e um dos melhores guarda-redes de sempre a nível mundial?

O Nelson será com certeza, o  guarda redes do futuro na baliza do Sporting, tem qualidade para isso, e digo mesmo, espero que faça a sua carreira no Sporting, e não «fuja» para o estrangeiro. Mas para isso é preciso deixá-lo crescer e ganhar confiança, porque se há um jogo que lhe corre mal, se os adeptos perderem a confiança que têm nele, ele pode ter a carreira estragada. E não são precisos  muitos exemplos, veja-se o caso do Costinha... (entenda-se que não estou a comparar a qualidade dos dois quarda-redes, seria como comparar o Schemeichel ao Lemajic...).

Julgo eu que a melhor forma de actuar será como o Inácio fez com o Toñito: no principio da época, com o Materazzi ele era titular, mas não correspondia em exibições, e os adeptos começaram a assobia-lo; veio o Inácio e tirou-o do onze inicial e foi colocando-o a jogar aos poucos e poucos, e hoje em dia toda a assistência pede nos jogos para que ele entre...

Quero assim dizer que:

1- aproveitemos o guarda redes que temos;

2- protejamos o Nélson para que aprenda com o «gigante louro»;

3- o Quim Berto e o Nélson acabam o contrato esta época?

Apresento então as minhas

Saudações leoninas

Bernardo Mira Delgado 

Schmeichel não joga. Por que razão? É simples: o sr. Luis Duque não quer que o dinamarquês accione a cláusula que lhe permitirá (por mais um ano) continuar a receber o elevado salário que aufere. É como quem diz: entre a produtividade do atleta e os custos que o mesmo comporta para as finanças do clube, o saldo é negativo. «Vá-se embora, renuncie, por favor, ao lugar de guarda-redes» - pede, educadamente o sr. Luis Duque. 
Carlos Leão   
 
Este está a mais, é preciso apostar na juventude. 
Carlos Saraiva  
 
EU CONCORDO COM A DECISÃO DO TÉCNICO, FERNANDO MENDES. PORQUE DE MOMENTO O NÉLSON, ESTÁ A OFERECER GARANTIAS ÀS REDES DO MEU SPORTING. E SE O TROCASSEM HAVERIAM DE O DERROTAR PSICOLÓGICAMENTE, NÃO QUE O SCHUMEICHEL NÃO SEJA BOM MAS É QUE O NELSON ESTÁ MELHOR. 
Osvaldo Santos  
 
Para quê empolgar esta questão? Não há nada de misterioso, em todos os grandes clubes europeus acontece o mesmo, se alguém sai por lesão e o seu substituto está à altura do lugar (como é o caso de Nelson), porquê trocar? 
Os nomes não ganham jogos e são atitudes destas que motivam jovens jogadores a trabalhar cada dia mais para atingir a perfeição. Para além disso, o Schmeichel já não é o melhor guarda-redes do mundo, é certo que mantém grandes qualidades, mas também falha! e não tão pouco como isso. 
Luís Silva  
 
Sportinguistas: 
Pelos comentários à não utilização de Schmeichel constata-se a grande divisão de opiniões. 
Vamos deixar-nos de guerras, e alguma histeria, e deixar o nosso Sporting em paz! 
Fernando Vieira Duque  
 
AFINAL  ... ONDE  ESTA  O PROBLEMA SENHORES JORNALISTAS? 
TALVEZ NA GENÉTICA . 
Bachiro Liasse  
 
O Schmeichel é um grande guarda-redes e foi responsável pelo grande campeonato que o Sporting fez o ano passado. É um grande líder, apesar de não ter justificado o predicado de melhor do mundo.  
O Nélson nos jogos grandes não faz uma defesa e é nesses jogos que se vêem os grandes guarda-redes.  
O Schmeichel tem que jogar sempre. OUVIU FERNANDO MENDES??????   
Miguel Cardoso  
   
Estou de acordo com o treinador do Sporting, visto que se trata de um homem que aposta na juventude e em jogadores em boa forma fisica. Neste caso, o guarda- redes Nélson, que está em excelente forma e dá grandes garantias ao treinador e à massa associativa. Isto é bom e demonstra que o Sporting está servido de três excelentes guarda-redes.  
Um Abraço   
Paulo Santos  
   
O Nélson é um bom guarda-redes, mas Schmeichel é SCHMEICHEL!!!!!!!!!  
O dinamarquês é um dos melhores guarda-redes do mundo e do século e só a sua presença inspira os companheiros e intimida os adversários.  
Schmeichel esteja em que clube estiver o seu lugar é na baliza a titular.  
Nélson faz exibições regulares, mas Schmeichel faz exibições MAGNÍFICAS, só ao alcance de poucos guarda-redes. Eu creio que, mais tarde ou mais cedo, Schmeichel voltará á baliza do Sporting.  
Elidio Raposo   
  
Acho muito bem que o treinador do Sporting mantenha o Nélson a titular, pois ainda não frangou, ao contrário do dinamarquês. Além disso, deve jogar quem merece por estar em melhor forma e não quem tem nome mais conhecido. Isto mostra a diferença entre Fernando Mendes e Inácio que não tinha coragem de deixar Schmeichel fora dos convocados se necessário fosse. Por outro lado, a continuar assim qualquer dia o Nélson sucederá a Baía.  
Há que dar oportunidade aos mais jovens, e o Schemeichel pode sempre escolher se quer continuar no Sporting ou se quer arrumar as botas.  
Pedro de Sousa (adepto e sócio do Sporting C. P.)   
  
De facto não dá para compreender. O Nélson pode estar em melhor forma, mas o Peter Schmeichel devia, pelo menos, ser convocado nem que fosse para o banco.  
Vejo este caso de duas formas: primeiro, o Sporting quer pôr o Nélson a jogar para ver se ele renova o contrato depois, o Peter Schmeichel não aceita ser convocado e ficar no banco.  
Sou sócio do Sporting há muitos anos, estou a viver em Macau e não vejo todos os jogos, mas o Sporting continua à deriva.  
Problemas a mais para quem gosta do Sporting Clube de Potugal.  
Jorge Santos   
  
O meu comentário, como sportinguista, é de desalento e tristeza profunda com tudo o que se tem passado no meu clube. O que se passa com o guarda-redes é concerteza mais uma manobra do sr. Duque. Tem concerteza o dedo dele. Portanto, já nada espanta. O SPORTING está minado. Vamos apurar responsabilidades. Vamos acabar com as brincadeiras JÁ.  
Mercedes   
  
O que está acontecer com Peter Schmeichel é apenas mais um prova de que o Sporting anda à deriva. Depois de uma época e plantel mal estruturados, uma pré-temporada mal ministrada em termos fisicos e os equívocos tácticos da Liga dos Campeões, decidiram os sócios do Sporting (e agora pelos vistos não só), eleger o guarda-redes como bode expiatório dos maus resultados. Foi comum começar a ouvir entre os iluminados, que comigo habitam as bancadas de Alvalade, que ele era velho, que não se fazia às bolas, que era frangueiro, etc, etc, etc. O que é certo é que após a sua lesão e a entrada do Nélson (um jovem com grande futuro) na equipa, as coisas não melhoraram de imediato (Real Madrid-Sporting). Continuámos a sofrer golos porque a a equipa não marcava eficazmente e não jogava tempo suficiente no meio campo do adversário. Sim senhora, o Shmeichel deu um grande frango em Braga, mas deixa de ser um dos melhores do mundo por causa disso? Quantos pontos nos rendeu o ano passado, por exemplo? Já se esqueceram da defesa ao remate de cabeça contra o Salgueiros no jogo do título, quando o resultado ainda estava em 0-0? Teriamos dado a volta ao jogo se começássemos a perder? Mas não, este ano tudo de mau é culpa dos velhadas (Acosta incluído). Aos que tanto criticam Schmeichel abram os olhos para a exibição do Nélson contra o Campomaiorense, com uma saída em falso a um cruzamento na primeira parte, que só não deu golo por incompetência do jogador de Campo Maior, que cabeçeou ao lado. Mais duas saídas em falso a cruzamentos na segunda parte muito ajudaram a dar confiança à defesa, com o correspondente recuar da equipa no terreno.  
E já agora só para terminar, também não defendeu o livre do golo do Campomaiorense. Se fosse com o Schmeichel já tinha ruido o Carmo e a Trindade.  
Critérios...  
João Meixedo (Sócio 75840)