União de Leiria, Belenenses, Vitória de Guimarães e Santa Clara vão este ano decidir a participação na Taça Intertoto com base na classificação no campeonato. Terão de terminar nos 12 primeiros lugares, o que, dada a classificação actual da I Liga, está praticamente assegurado. Depois, o melhor posicionado entrará na segunda eliminatória, o outro a seguir na primeira.

A UEFA determinou que 40 equipas entram na prova na primeira eliminatória (23 e 30 de Junho). Apuram-se 20 para a segunda eliminatória (7 e 14 de Julho), a que se juntam mais 12 dos países mais bem posicionados no ranking. Seguem 16 para a terceira eliminatória (20 e 27 de Julho), onde entram mais oito equipas das primeiras federações no ranking da UEFA. Apuram-se 12 para a quarta eliminatória (31 de Julho e 7 de Agosto) e seis para a quinta (13 e 27 de Agosto), onde serão encontrados os três vencedores para participar na Taça UEFA.

Esta fórmula será reajustada às inscrições das federações, que enviaram até 1 de Março o número de vagas que pretendem preencher. No final deste mês a UEFA divulgará o lote final de participantes.

Nas primeiras três rondas os participantes recebem 50 mil francos suíços (34250 euros/17 mil contos) por cada eliminatória que jogarem; a partir da quarta eliminatória a verba desce para 40 mil francos suíços (27400 euros/13 mil contos).