Johan Crujff vem a Lisboa esta quinta-feira participar no lançamento de um novo curso, que assinala o lançamento em Portugal da Escola Superior com o seu nome. A cerimónia decorrerá no salão nobre da Universidade Independente, pelas 12 horas da próxima quinta-feira.

A antiga estrela holandesa chega a Portugal na quinta-feira à hora do almoço, segue de imediato para a UI onde participará numa sessão para a qual também foi convidado o ministro do Desporto, José Lello. Crujff tem prevista a apresentação de cumprimentos ao presidente da República, Jorge Sampaio, a ao primeiro-ministro, António Guterres. Regressa a casa logo em seguida. 

Crujff vem falar de gestão desportiva e prevê-se uma conversa rica tendo em conta a sua experiência enquanto jogador (um dos melhores de sempre), treinador e especialista nesta área. 

Considerado pela FIFA o melhor jogador europeu de todos os tempos, Crujff tem uma escola superior com o seu nome a funcionar em países tão diferentes como Holanda, Espanha e China (Xangai). Portugal passa a ser o quarto. 

Os cursos ministrados nesta escola visam preprar para o mercado de trabalho atletas de média e alta competição, retirados ou no activo, dando-lhes conhecimentos académicos.  

Alguns dos professores deste novo curso virão da Escola Superior Johan Crujff, daí a a ligação do holandês à UI. Os outros docentes serão da Universidade Complutense de Madrid e da própria Independente. 

O curso deverá começar a 16 de Novembro e terá a duração de 220 horas. As inscrições estão abertas na UI e custam 550 contos, pagos em dez prestações. Destina-se essencialmente a elementos das Sociedades Anónimas Desportivas e dos clubes profissionais. As sessões decorrerão à sexta-feira à noite e ao sábado de manhã. No final, os alunos deslocar-se-ão a Espanha onde visitarão a Cidade Desportiva do Real Madrid e as instalações das duas universidades.