Ainda à espera de reforços, Sérgio Conceição lançou para este jogo no onze inicial o lateral brasileiro João Pedro, que sentiu algumas dificuldades em travar Nakajima, extremo japonês que voltou a estar em destaque no Portimonense.

A par de Tabata, o nipónico foi o condutor das transições da equipa algarvia. E o brasileiro, mais ligado ao marcador, esteve nos dois golos. Assistiu Pires no primeiro e finalizou para o segundo, após passe do avançado português, que voltou a evidenciar faro pelo golo.

Chidozie, central nigeriano que o FC Porto emprestou na última época ao Nantes, também foi titular e jogou a primeira parte. Tentou impor a sua estatura no jogo aéreo, mas foi com a bola junto ao relvado que sentiu dificuldades, dividindo com Felipe os buracos deixados nas suas costas, a resultarem em dois golos. Nesse aspeto, Alex Telles também tem responsabilidades, dado que os jogadores do Portimonense entraram entre a sua zona e a dos centrais.

Óliver e Sérgio Oliveira não conseguiram impor-se no miolo e foi com Brahimi que o FC Porto conseguiu criar situações de perigo. O argelino foi amigo de Soares, colocando-o duas vezes na cara de Ricardo Ferreira, mas o brasileiro não conseguiu colocar a sua equipa em vantagem. O guarda-redes do Portimonense foi superior e defendeu a primeira chance com uma grande defesa.

Com três centrais, o Portimonense esteve sempre em superioridade a defender e Marega, o outro avançado dos dragões não teve bola e foi facilmente anulado por Ruben Fernandes, que, tal como Jadson e Marcel, estiveram em grande nível.

Após o intervalo os dois treinadores fizeram várias substituições e, dos que entraram, merecem destaque Hernâni e André Pereira pelo lado do FC Porto: o extremo deu velocidade ao ataque, o avançado marcou o golo da sua equipa e atirou, de primeira, uma bola ao poste esquerdo da baliza algarvia. No Portimonense, realce para a velocidade de Rafael Barbosa, extremo emprestado pelo Sporting, podendo ser muito útil a esta equipa. Léo também voltou a mostrar capacidade para discutir a baliza algarvia.