A lesão de Muriel, na derrota do Belenenses em Braga, permitiu a Filipe Mendes voltar a jogar na Liga. O guarda-redes de 32 anos teve de esperar mais de oito anos (!) para voltar a pisar um relvado no principal campeonato. 

O registo ganha maior relevância olhando para o percurso do atleta. Filipe está ligado ao emblema da Cruz de Cristo pela sexta temporada consecutiva, mas até agora só tinha conseguido jogar para a Taça da Liga (4 jogos), para a Taça de Portugal (6 jogos) e na II Liga (1 jogo).

Para a I Liga, Filipe Mendes contava até agora com quatro partidas feitas com a camisola do Estrela da Amadora na temporada 2008/09. A última dessas partidas foi feita a 23 de maio de 2009 numa derrota por 2-1 no Estádio dos Arcos. 

Depois... nada.  Oito anos e sete meses à espera de uma oportunidade, que surgiu ao minuto 60 do jogo em Braga, a 16 de dezembro de 2017. Filipe Mendes entrou e sofreu dois golos. 

Nas próximas jornadas é provável, aliás, que Filipe Mendes possa continuar a jogar, pois a lesão de Muriel «não é para pouco tempo».