O Sporting voltou a perder na pré-época, desta feita frente ao Marselha por 2-1.

Os leões voltaram a ficar aquém neste duelo, o último do estágio realizado na Suíça. Refira-se que a equipa de Jorge Jesus apenas somou um triunfo nos quatro encontros disputados em solo helvético.

CONFIRA O FILME E A FICHA DE JOGO

O técnico leonino alterou quatro peças em relação à derrota com o Basileia, regressando ao sistema tático habitual. Coentrão regressou ao onze para compor o quarteto defensivo enquanto Battaglia surgiu como médio de transição. Na frente, Alan Ruiz manteve-se no apoio a Bas Dost com Bruno Fernandes e Bruno César a ocuparem os corredores laterais. Na baliza, Pedro Silva foi titular em detrimento de Azbe Jug.

Apesar das alterações promovidas, foi o Marselha quem entrou no jogo praticamente a vencer. Dimitri Payet viu a desmarcação de N’Jie e lançou a velocidade do avançado camaronês, que ganhou as costas de Coates e, após correr praticamente meio-campo, teve o discernimento necessário para contornar Pedro Silva e atirar a contar. Estavam decorridos apenas dois minutos de jogo.

Rude golpe no conjunto português que tentou reagir, ainda que sem sucesso. O ataque leonino aparentava pouca frescura física aliada, quiçá, a pouco capacidade para definir bem em zonas adiantadas do terreno. Apesar de conseguir chegar oom qualidade ao meio-campo francês, os lances teimavam em acabar, invariavelmente, desperdiçados por falta acerto no capítulo do passe. 

Perante o pouco poder de fogo ofensivo do Sporting, o Marselha com as linhas baixas e bem próximas, sentia-se confortável na partida. O brasileiro Luiz Gustavo controlava as operações no sector intermédio e a equipa gaulesa denotava grande capacidade para guardar a bola.Pautava o ritmo de jogo e, pelo meio, espreitava as saídas rápidas para alargar a vantagem.

No meio do deserto de ideias ofensivas dos leões na primeira metade, salvou-se Alan Ruiz. O argentino, que foi o único que tentou combater a apatia que tomava conta dos restantes companheiros do sector adiantado, ainda ameaçou o golo à passagem da meia hora mas sem sucesso.

Na segunda metade, repetiu-se a história do primeiro tempo. Novo golo francês logo a abrir com os protagonistas do costume. Payet voltou a servir na perfeição N’Jie, que ao segundo poste, só teve que encostar para o segundo golo do jogo.

Um golo que diz muito sobre as falhas gritantes do Sporting defensivamente: Piccini saiu a fazer a cobertura ao extremo e ninguém cobriu as costas do lateral, por onde entrou Payet: Battaglia correu em esforço a fazer a cobertura, mas chegou demasiado tarde.

«Bis» do camaronês e o Sporting com nova entrada em falso.

Jesus procurou alterar a equipa de forma a alterar o rumo dos acontecimentos. O treinador puxou Bruno Fernandes para junto de Battaglia no meio e apostou na velocidade de Podence e Matheus Pereira. E, curiosamente, o Sporting viveu o melhor período do encontro, alicerçado na irreverência do internacional português de sub-21.

Podence começou por ameaçar o golo à passagem da hora de jogo, tendo valido a boa intervenção de Mandanda. Logo de seguida, Bruno Fernandes tentou de meia distância dar um «safanão» no jogo. Contudo, o remate saiu ao lado da baliza gaulesa.

Era o melhor momento do Sporting no encontro até então e golo acabou mesmo por chegar. Podence tabelou com Doumbia na zona central e entrou na área, tentou o remate e foi travado em falta por Rami. Chamado à marcação, o avançado costa-marfinense não desperdiçou e reduziu as distâncias.

No assalto final dos leões à baliza de Mandanda, destaque novamente para dupla Podence-Matheus Pereira. O português colocou, com um passe sublime diga-se, o brasileiro na cara do golo, mas de novo o guarda-redes francês evitou a igualdade no marcador.

Contudo, a última oportunidade do encontro foi da autoria de Germain, avançado recrutado ao Mónaco de Jardim. Valeu Pedro Silva a opor-se com um excelente intervenção.

Nova derrota do conjunto de Alvalade que ainda tem muitas arestas por limar.

Em suma, Podence e Matheus Pereira bem, Alan Ruiz com nota positiva também. Mathieu e Bruno César com nota negativa neste último ensaio na Suíça.

Por sua vez, o Marselha continua a caminhada triunfal nesta pré-temporada, com cinco vitórias em outros tantos jogos.