Depois de um período mais atribulado em termos de resultados e exibições, o Benfica parece atravessar uma fase mais positiva.

A subida de forma é olhada com bons olhos por Rui Vitória, que admitiu ser essa a pretensão quando optou por alterar o sistema tático dos encarnados.

Questionado sobre o que o levou a efetuar essa mudança, o treinador dos encarnados respondeu: «Temos de olhar para o aproveitamento que temos em nosso poder, para a possibilidade de acrescentar uma forma mais rápida e possível de ser alterada a qualquer momento, entre 4-4-2 e 4-3-3, para que, quando for necessário, joguemos também nesse esquema. Queria ganhar mais agressividade na zona central, não ter necessidade de estar com dois homens na área, mas aparecer com homens na área.»

Rui Vitória acredita que a mudança foi feita «no momento certo», considerando que esta teve implicações positivas na forma de estar dos jogadores em campo.

«Temos tido desempenhos muito bons, resultados de qualidade. Foi uma alteração que foi feita, os jogadores sentem-se cada vez melhor, esperámos pelo melhor momento para fazer esta mudança. Foi algo já pensado, estamos satisfeitos com o que estamos a viver. A equipa passa por um momento que me agrada, qualitativamente, os jogadores também sentem e isso é meio caminho andado. É uma visão de querer a equipa mais consistente, a criar oportunidades de golo, foi isso que nos levou a fazer esta mudança», indicou.

Apesar da melhoria, Rui Vitória recusou-se a dizer se este era o melhor momento da época.

«É um bom momento, pelos resultados e exibições. Se é o melhor...no futebol às vezes as coisas alteram-se de um momento para o outro, não gosto de rotular, não ponho limites ao rendimento. É um momento de realização, porque os resultados vão aparecendo e a qualidade também, sinto os jogadores a acreditar mais neles, no valor da equipa. Fica a sensação que os jogadores fazem isto de maneira cada vez mais automática e isso deixa-me satisfeito e confiante em relação ao futuro. Se é o melhor ou pior… é uma fase boa, porque tem havido uma sequência de resultados, um menos bom frente ao Sporting, mas a exibição agradou a todos, a mim também. Estamos no bom caminho, mas também sabemos que isso não interessa nada. O que interessa é a próxima batalha. Depois é passo a passo, jogo a jogo», sublinhou.