O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu instaurar um processo disciplinar ao Sporting, a Ryan Gauld e a André Geraldes na sequência de uma queixa de dois clubes (Leixões e Freamunde, ao que apurámos) por alegada utilização irregular dos dois jogadores na equipa B dos leões.

O processo «será enviado, amanhã, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mantendo-se em segredo até fim da instrução», pode ler-se.

Leixões e Freamunde pedem, de resto, a derrota do Sporting B nos jogos frente a cada um deles.

Ryan Gauld e André Geraldes estiveram cedidos ao Vitória de Setúbal na primeira metade da temporada. O Sporting ordenou entretanto o regresso dos dois jogadores, algo contestado pelo clube sadino.

Leixões e Freamunde apresentaram uma queixa baseada em alegada rescisão unilateral de Gauld e Geraldes com o Vitória, impedindo dessa forma a sua utilização posterior na equipa B dos leões.

Ora o Sporting, de acordo com informações recolhidas, até tranquilo relativamente a este processo.

O clube leonino estranha o timming da queixa, mais de um mês depois dos jogos, e salienta que os dois jogadores foram inscritos na Liga em janeiro, depois de consultada a Liga de Clubes. Para além disso, garante existirem pareceres positivos da diretora executiva e de um elemento do departamento jurídico da Liga, solicitados na altura.

André Geraldes já fez 11 jogos na II Liga desde 15 de fevereiro. Ryan Gauld foi utilizado em 6.

O Sporting B venceu o Freamunde por 2-0 a 15 de março e foi ao Estádio do Mar bater o Leixões (1-2) na jornada seguinte, com os dois jogadores em campo.

Leixões (41 pontos) e Freamunde (38) estão abaixo da linha de água na tabela classificativa da II Liga, enquanto a formação secundária dos leões ocupa a 13ª posição, com 50 pontos.

TUDO SOBRE A II LIGA