Embate de históricos, este domingo, no Caldeirão dos Barreiros, a partir das 20:15. O Marítimo recebe o Boavista, e tem no pensamento certamente a difícil visita à Ucrânia para enfrentar o Dínamo Kiev na segunda mão do play-off da Liga Europa. Os portuenses iram tentar aproveitar algum eventual desleixo ou desconcentração dos locais para corrigir a má entrada na Liga.

MOMENTO

Marítimo: depois de o mercado ter deixado a equipa de Daniel Ramos algo fragilizada, a verdade é foi ultrapassada a terceira pré-eliminatória da Liga Europa frente ao Botev Plovdiv, o conjunto entrou a ganhar na Liga na receção ao Paços de Ferreira e até empatou a primeira mão do play-off europeu frente ao Dínamo Kiev. Pelo meio, houve, no entanto, a derrota no Restelo, frente ao Belenenses, que deixa o conjunto de sobreaviso para a visita do Boavista.

Boavista: duas derrotas a abrir, em Portimão e na visita do Rio Ave, que deixam a equipa sem pontos e perante um terceiro adversário que costuma ser muito forte entre portas. O momento não é bom, e será importante quebrar o ciclo negativo o mais depressa possível.

AUSÊNCIAS

Marítimo: Fábio China, Coronas, Lundberg e Ghazaryan estão lesionados.

Boavista: Fábio Espinho tem treinado de forma condicionada, e está em dúvida.

DISCURSO DIRETO

Daniel Ramos: «Independentemente do onze que entrar e das mudanças que irei fazer, a equipa tem de estar mentalizada de que só de uma forma competitiva e determinada, com grande capacidade de resposta, é que pode fazer com que a equipa esteja ao nível que queremos. Nestas adversidades, surgem também as oportunidades, que sejam melhor aproveitadas, e os jogadores têm de estar preparados e ao nível que queremos, que sejam alternativas válidas para que possam ser depois utilizados com regularidade. Podem parecer muitas mexidas, mas irão ser as necessárias para que a equipa se sinta o mais fresca possível.»

Miguel Leal: «Será um jogo equilibrado. Não vejo grandes diferenças entre as equipas e, portanto, vamos jogar pelo jogo, claramente, respeitando muito o adversário. «Acredito piamente que nós, com este plantel, fazemos um bom campeonato. Agora, até 31 de agosto, tudo pode acontecer. Não é só no Boavista, é em todos os clubes. É importante sentir que quem cá está é suficiente para fazer um campeonato dentro do que esperamos, embora tenhamos começado menos bem.»

HISTÓRICO

Marítimo e Boavista defrontaram-se 31 vezes no Funchal para a Liga. Os madeirenses venceram 13 encontros e os axadrezados cinco. Registaram-se ainda 13 empates. Há um saldo de 42-27 em golos. Os verde-rubros não venceram nos últimos dois confrontos, no entanto, com uma vitória dos portuenses em 2015/16 por 3-0 e uma igualdade a um golo na última temporada.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marítimo: Daniel Ramos confirmou que vai fazer várias alterações, e não divulgou lista de convocados, por isso torna-se muito difícil avançar com um onze provável. O último na Liga foi o seguinte: Charles; Bebeto, Zainadine, Pablo e Luís Martins; Gamboa, Erdem Sen e Éber Bessa; Edgar Costa, Rodrigo Pinho e Ricardo Valente

Boavista: Vagner; Mesquita, Robson, Nuno Henrique e Vítor Bruno; Fábio Espinho, Carraça e Idriss; Renato Santos, Leonardo Ruiz e Rochinha. Miguel Leal também não divulgou lista de convocados.