As constantes provocações de Diego Costa a Gabriel no decorrer do embate entre o Chelsea e o Arsenal que acabaram com a expulsão do brasileiro dos «gunners» fizeram correr muita tinta no passado fim-de-semana em Inglaterra, com muitas críticas dirigidas ao internacional espanhol de origem brasileira, mas Zouma, autor do primeiro golo no dérbi londrino, saiu agora em defesa do companheiro, assumindo os seus defeitos com «orgulho».

«Não ficámos surpreendidos com a atitude dele, já o conhecemos. Toda a gente o conhece, ele gosta de provocar e de colocar os adversários fora do jogo», começou por destacar o defesa holandês logo após o final do jogo.

Diego Costa passou o jogo a provocar quezílias e também esteve na origem da expulsão de Gabriel Paulista, num jogo em que os «gunners» acabaram reduzidos a nove. «É verdade que isso aconteceu, mas no fundo ele é simpático. Estamos orgulhosos que ele esteja do nosso lado, como todos os outros, e sobretudo por termos ganho o jogo», prosseguiu Zouma.

José Mourinho também saiu em defesa do avançado, reconhecendo que não é fácil tê-lo para frente. «É difícil jogar contra ele. É difícil jogar contra Rooney. É difícil jogar contra Benteke. É difícil jogar contra Suárez. É difícil jogar contra Higuaín». É difícil jogar contra jogadores com esta agressividade, que querem marcar, querem pressionar, querem defender, competir, discutir, ir a todas as bolas. Mas também é por estes jogadores que o futebol é o que é, é por isso que cria paixões», atirou o treinador português.