O 1.º de Dezembro, da III Divisão, recebe o Sporting este domingo (às 15:00 horas) em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. A diferença de estatuto entre os dois emblemas é grande e o presidente do clube de Sintra tem disso consciência. Mas não é por esse facto que Fernando Cunha deixa de ter esperanças em deixar a marca dos sintrenses na prova; algo mais do que ser apenas o anfitrião da festa...

Em jeito de antevisão da eliminatória ao Maisfutebol, Fernando Cunha espera «um bom jogo» e que se «consiga dignificar o clube» para «deixar uma boa imagem no futebol português». O presidente do 1.º de Dezembro reconheceu que o piso sintético, onde jogam os sintrenses proporcionará «mais dificuldades» ao clube de Alvalade, pois, «é bastante diferente», mas referiu também que os leões «já terão preparado a adaptação à mudança de condições».

Fernando Cunha não deixa, por isso, a decisão do jogo apenas nas condicionantes físicas, mas aposta também nas humanas, pois, além de lembrar que «tudo é possível», destacou que «hoje em dia já se prepara a III Divisão com muito nível», garantindo assim a sua confiança: «Não serão favas contadas para o Sporting.»

A confiança do presidente nos jogadores é grande, pois, como assegurou, eles «estão muito motivados». «Para a maior parte deles, é a primeira oportunidade de fazerem um jogo destes. É uma festa e têm aquele sentimento de poderem mostrar-se», explicou Fernando Cunha. O orçamento é pequeno e as motivações extra-desportivas não podem abundar, mas dada a importância do jogo, vai fazer-se um esforço, como contou o dirigente: «Cada jogador receberá 35 euros, que é o prémio para o campeonato. Mas ainda é capaz de haver mais um incentivo...»

Leia também:

1.º de Dezembro-Sporting: algumas preparações especiais em jogo de casa cheia