Nos quartos-de-final da Taça UEFA, o F.C. Porto terá pela frente uma equipa com história escrita nas competições europeias. O Liverpool já venceu a prova por duas ocasiões na longínqua década de 70, numa altura em que o futebol inglês assumia forte protagonismo no velho continente. Em 1972/73 derrotou o Borussia Monchegladbach, enquanto em 75/76 deitou por terra as aspirações do Brugges. 

Neste momento, a equipa orientada pelo francês Gerard Houllier encontra-se no terceiro lugar do campeonato inglês, a 18 pontos da liderança, na qual o poderoso Manchester United dita leis intransponíveis. Aliás, desde os anos 80 que não vence a Premier League, numa altura em que pontificavam nomes consagrados como Kenny Dalglish, Graeme Souness, Ian Rush e Peter Beardsley, entre outros. 

Nos dias que correm, o Liverpool continua a ser liderado por figuras sonantes, cujas principais unidades deslocam-se no sector ofensivo. Heskey é o melhor marcador da equipa no campeonato, somando 11 golos, apesar de não ser um titular indiscutível, enquanto Michael Owen é apontado como a estrela mais mediática, suscitando o interesse de vários clubes europeus. Fowler é outro jogador a ter em linha conta, assim como Litmanen, recentemente contratado ao Barcelona. 

No entanto, a defesa também é um sector extremamente sólido, onde a experiência e frieza dos jogadores alemães revela-se extremamente importante quando o adversário tem um ataque demolidor. Ziege já jogou no Milan AC, mas notabilizou-se no Bayern de Munique; Babbel e Hamann também fizeram furor com a camisola do clube bávaro. No meio-campo, o veterano McCallister pauta todo o futebol ofensivo, ao lado do internacional inglês Barmby. 

Para chegar aos quartos-de-final da Taça UEFA, o Liverpool deixou pelo caminho o Rapid de Bucareste, o FC Slovan Liberec, o Olympiakos e a Roma, formação que eliminou o Boavista. Adversários de respeito, tendo em conta que as duas últimas equipas referidas costumam ter fortes tradições nas competições europeias, além da presença assídua na prova. 

Eis o plantel orientado pelo francês Gerard Houllier: 

Guarda-redes

Sanden Westerveld

Guarda-redes

Pegguy Arphexad

Guarda-redes

Jorgen Nielsen

Defesa

Stephane Henchoz

Defesa

Christian Ziege

Defesa

Markus Babbel

Defesa

Sami Hyypia

Defesa

Stephen Wright

Defesa

Djimi Traore

Defesa

Frode Kippe

Defesa

Dieter Hamann

Médio

Vladimir Smicer

Médio

Jamie Redknapp

Médio

Daniel Murphy

Médio

Vegar Heggen

Médio

Patrick Berger

Médio

Steven Gerrard

Médio

Nicholas Barmby

Médio

Gary McCallister

Médio

James Carragher

Médio

Bernard Diomede

Médio

Alan Navarro

Avançado

Jari Litmanen

Avançado

Robbie Fowler

Avançado

Emile Herskey

Avançado

Michael Owen

Avançado

Erik Meijer

Avançado

Richie Partridge

Avançado

Daniel Sjolund