Com a vitória sobre o Sp. Braga que lhe garantiu a presença na final da Taça de Portugal, o Leixões conseguiu uma proeza inédita por cá e que é também caso raro na Europa. São poucas as presenças de uma equipa que joga no terceiro escalão na final da Taça dos grandes campeonatos europeus, menos ainda as vitórias.

Os dados históricos, consultados com base nas listas das federações e nos números compilados pela RSSSF, uma associação de estatísticas de futebol que se dedica a sistematizar informação, registam uma só vitória de uma formação que jogava numa divisão abaixo da segunda, nas quatro maiores ligas europeias - Inglaterra, Itália, Espanha e França.

Neste caso, a equipa jogava numa divisão abaixo dos vários escalões nacionais. Aconteceu na Taça de Inglaterra, a prova que reclama o estatuto de mais antiga competição do mundo e é certamente a de maior tradição. Foi em 1901, quando o Tottenham, então a disputar a Southern League, bateu o Sheffield United.

Nos últimos anos, a Taça de França tem sido a mais vulnerável a surpresas. O grande tomba-gigantes foi o Calais, que em 1999/2000 chegou à final, numa altura em que jogava no quarto escalão do futebol francês.

Na última época, 2000/2001, coube ao Amiens o papel de equipa-surpresa. O clube, que disputava o terceiro escalão do futebol francês, perdeu na final com o Estrasburgo.

Em 1995/96 o Nimes, também do terceiro escalão, foi finalista. Em 1998/99 foi a vez do Sedan, então na segunda divisão, chegar à discussão do título. Mas no final tem imperado a lógica. Nenhum desses clubes venceu o jogo decisivo.

Em toda a história da Taça de França só uma formação que não jogava na I Divisão levou o troféu. Foi o Le Havre, da II Divisão, que em 1959 bateu o Sochaux na final.

Em Itália há de resto várias presenças de equipas do segundo escalão na final, mas só o Nápoles conquistou o troféu, na época de 1961/62. Em Espanha, foram quatro os finalistas da segunda divisão na história da Taça do Rei, mas nenhum deles conseguiu vencer.

O Leixões, a primeira equipa do terceiro escalão a chegar à final da Taça de Portugal, fez mesmo história em Braga.