O Belenenses-Benfica deste domingo, agendado para o Estádio do Restelo, vai ficar marcado por um momento solidários: os futebolistas das duas equipas vão subir ao relvado acompanhados por crianças sírias refugiadas em Portugal.

«Convidámos toda a comunidade síria que habita em Portugal para estar presente no jogo e, para nosso prazer, aceitaram e estarão presentes. É a forma de o Belenenses lhes dizer que são bem-vindos a Portugal e que estamos solidários com um povo que vive uma tragédia», afirmou Rui Pedro Soares, em conferência de imprensa.

«Espero que todo o estádio se una no acolhimento e numa manifestação de solidariedade perante estas crianças que vivem longe do seu país e que todos os dias testemunham a desgraça que se abate sobre o seu país, onde ainda mantêm muitos familiares.»

Por outro lado, o presidente da SAD do Belenenses anunciou que o dérbi lisboeta servirá igualmente para homenagear o embaixador americano em Portugal, Robert Sherman, «pelo incansável apoio que deu à seleção portuguesa durante o Europeu, mas também por tudo o que tem feito pelo estabelecimento das relações entre Portugal e os Estados Unidos da América».