Afinal, o Felgueiras pode mesmo vir a aproveitar a segunda oportunidade consecutiva de permanecer na II Liga, após ter descido por força dos resultados desportivos.

A desistência do Campomaiorense já foi confirmada oficialmente pela Liga, que fez saber que, à luz dos regulamentos, será o Felgueiras, 16.º classificado no campeonato da época passada, a beneficiar do desaparecimento dos alentejanos dos campeonatos profissionais. Espinho (17.º) e Oliveirense (18.º) estão de prevenção, mas os felgueirenses só não participarão na II Liga se não conseguirem cumprir as exigências levantadas pelo organismo que tutela o futebol profissional em Portugal.

A crise no Felgueiras ainda não foi totalmente debelada, mas a verdade é que o anúncio formal da Liga alterou o estado de coisas no clube duriense. «Com a saída do Campomaiorense, o quadro tornou-se diferente. Estamos a fazer todos os esforços para resolver os nossos problemas e posso dizer que, neste momento, estou muito mais confiante na aceitação do Felgueiras como clube da II Liga na próxima época», adiantou ao Maisfutebol Joaquim Peixoto, líder da Comissão de Gestão que assegura os destinos do clube, provisoriamente.

Liga analisa processo na terça-feira

Joaquim Peixoto deslocar-se-á depois de amanhã, terça-feira, ao Porto, à sede da Liga de Clubes, de modo a apresentar oficialmente a candidatura do clube à próxima edição da II Liga. Esta segunda-feira, dia 24, é feriado municipal no Porto, mas o presidente em exercício do Felgueiras tenciona ir já na terça-feira à Liga: «Já manifestámos a intenção de ficar na II Liga. Pelas nossas informações, teremos até 5 de Julho para reunir todas as condições para que isso venha mesmo a suceder».

Recorde-se que o Felgueiras permanece num impasse que decorre dos problemas financeiros. Não há direcção e mesmo a Comissão Administrativa, que era liderada por Joaquim Peixoto, está demissionário desde o passado dia 4. No entanto, e embora o processo esteja ainda por esclarecer na totalidade dos seus contornos, tudo aponta para que mais apoios financeiros tenham aparecido com a garantia de que o clube poderá inscrever-se na II Liga. «Há mais apoios, mas só na quarta-feira, com tudo tratado, poderei revelar tudo», adianta Joaquim Peixoto.

O dinheiro para pagar as dívidas fiscais estará praticamente reunido. Porém, a Câmara Municipal de Felgueiras ainda não deu uma resposta definitiva em relação ao suporte financeiro que poderia, também, cobrir.

Arquivo: