O Benfica garantiu nesta terça-feira o apuramento para os quartos de final da Youth League, prova organizada pela UEFA. A equipa orientada por João Tralhão eliminou o Liverpool com uma vitória por 2-1 no Seixal. Golos de Hildeberto Pereira e Diogo Gonçalves para as águias.

Os portugueses vão receber o Shakhtar Donetsk na próxima eliminatória. Recorde-se que o Benfica foi o finalista vencido da última edição da prova e pode encontrar o FC Porto nas meias-finais. Os dragões afastaram o Real Madrid e marcaram encontro com o Anderlecht.

Esta tarde, ao sexto minuto de jogo, Hildeberto Pereira colocou o Benfica em vantagem. O avançado recebeu a bola à entrada da área, passou entre os centrais e fuzilou Fulton!

O Liverpool demorou pouco tempo a responder, aproveitando uma perda de bola de Pedro Rodrigues. Canós arrancou, fintou um adversário e, no duelo com André Ferreira, atirou cruzado para o poste mais distante. Golo espanhol para anular a vantagem do Benfica.

A equipa de João Tralhão criava lances de perigo por Hildeberto Pereira, que ao minuto 23 reclamou uma grande penalidade mas viu o árbitro mostrar o cartão amarelo por alegada simulação.

Do outro lado do campo, o Liverpool conseguia explorar algumas fragilidades da defensiva do Benfica para ameaçar o segundo. Porém, não surgiriam mais golos até ao intervalo.

A toada manteve-se na etapa complementar, com ascendente português mas sem um domínio claro. Seriam os jovens de José Tralhão, ainda assim, a fazer mais pelo golo e receberam o primeiro a um quarto de hora do final.

Bom trabalho de Diogo Gonçalves, Gonçalo Rodrigues a devolver de calcanhar e Diogo a rematar em jeito, já na área. A bola tocou no poste e entrou.

Minuto 75, 2-1 para o Benfica.

Até final, o Liverpool pressionou em busca do empate mas André Ferreira brilhou na baliza do Benfica e segurou a vantagem. Destaque ainda para a exibição de João Lima no eixo defensivo. Bom desempenho da equipa de João Tralhão.

Eis os onzes escolhidos pelos dois técnicos:

BENFICA: André Ferreira; Isaac Fernandes, Rúben Dias, João Lima, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho (Flávio Silva, 90m), Gilson Costa e Hildeberto Pereira (Ricardo Carvalho, 90m).

LIVERPOOL: Fulton; Whelan, Hart (Phillips, 90m), Cleary, Maguire, Chirivella (Ejaria, 89m), Brannagan, O’Hanlon (Brewitt, 90m), Canós, Sinclair e Wilson.

Panorama para os quartos de final:

Ajax/ASRoma-Manchester City/Schalke04
Chelsea/Zenit-Atlético de Madrid
Benfica-Shakhtar Donetsk
Anderlecht-FC Porto