O sorteio das meias-finais da Liga Europa, realizado esta sexta-feira, em Nyon, colocou a Fiorentina no caminho do Sevilha, o atual detentor do troféu, enquanto o Nápoles, a outra equipa que já venceu a competição, terá os ucranianos do Dnipro como último obstáculo no caminho para a final de Varsóvia.

Confira também o sorteio da Liga dos Campeões

Mantém-se, assim, a possibilidade de voltar a haver duas equipas do mesmo país, neste caso a Itália, na final, caso Fiorentina e Nápoles sigam em frente, o que ditaria também uma final sem portugueses. Neste caso, seria a quinta final entre clubes italianos depois da Juventus-Fiorentina (1989/90), Inter-Roma (1990/91), Juventus-Parma (1994/95) e Lazio-Inter (1997/98).
 
Por outro lado, também há a possibilidade de haver uma final com duas equipas com jogadores portugueses, caso o Sevilha de Beto, Felgueiras e Carriço e o Dnipro de Bruno Gama sejam os vencedores desta última eliminatória.

Os jogos das meias-finais estão marcados para 7 e 14 de maio. O sorteio ditou ainda que o vencedor do Nápoles-Dnipro terá depois o estatuto de anfitrião, apenas para fins administrativos, na final de Varsóvia que, esta temporada, terá a aliciante perspetiva de qualificar o vencedor para a fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões.
 

Meias-finais (jogos a 7 e 14 de maio)


NÁPOLES-DNIPRO:
a equipa italiana está pela segunda vez nas meias-finais, somando até agora uma vitória e uma derrota nesta fase, depois de em 1989, com Diego Maradona, ter conquistado o troféu. Os ucranianos, por seu lado, nunca tinham chegado tão longe. Os dois emblemas já se tinham encontrado, na temporada de 2012/13, na fase de grupos da LE. O Dnipro ganhou o primeiro jogo por 3-1, enquanto o Nápoles ganhou o segundo por 4-2 com um «poker» de Edinson Cavani. Rafael Benítez, treinador dos italianos, pode ser o primeiro a chegar a três finais da Liga da Europa com três clubes diferentes.


SEVILHA-FIORENTINA:
jogo inédito entre estes dois emblemas que já têm um percurso significativo na Europa. A equipa de Florença já tinha jogado uma meia-final em 2008, enquanto a equipa da Andaluzia pode ser a primeira a conquistar quatro troféus nesta competição, depois das vitórias em 2005/06, 2006/07 e 2013/14.

Final em Varsóvia a 27 de maio