O F.C. Porto poderá estar a tentar a contratação de Emerson, defesa-central da Portuguesa dos Desportos. De acordo com o que Maisfutebol apurou junto de fontes no Brasil, o clube portista disputa o jogador com o São Paulo, equipa brasileira que havia já apresentado à Portuguesa uma proposta para o empréstimo de um ano. 

A Portuguesa estava disposta a aceitar a proposta do São Paulo, mas subitamente recuou, aparentemente devido a uma possível entrada do F.C. Porto na corrida. Amanhã, segunda-feira, está agendada uma reunião entre Amílcar Casado, presidente da Portuguesa dos Desportos, e Paulo Amaral, presidente do São Paulo. 

Emerson tem 26 anos, já foi chamado várias vezes à selecção brasileira, tendo feito parte da última lista de Emerson Leão, antes de este técnico ter sido afastado do escrete. Na primeira convocatória de Luís Felipe Scolari, Emerson não fez parte dos escolhidos, mas é apontado no Brasil como um dos melhores defesas-centrais do momento. Capitão da Portuguesa dos Desportos na época finda, chegou a fazer testes no Rennes, de França, mas voltou para trás, depois de, nos exames médicos, ter acusado uma lesão na planta de um pé. 

«Sei que o Porto é uma grande equipa» 

Contactado pelo Maisfutebol, Emerson admitiu que o F.C. Porto poderá estar na corrida, mas fez questão de sublinhar que ainda não recebeu qualquer proposta: «Soube do possível interesse do Porto e falei, na passada quinta-feira, com o presidente da Portuguesa dos Desportos. Ele disse-me que ainda não há nada em concreto, mas que havia um interesse. Pediu-me para esperar até segunda ou terça-feira». 

Emerson referiu ainda ao nosso jornal que «entre ir por empréstimo para o São Paulo e ser contratado pelo Porto, prefiro claramente o Porto». «Gostava de jogar na Europa e sei que o futebol português tem muito valor. O Porto é uma grande equipa, uma equipa que quer ganhar tudo. Sei que jogam lá o Deco e o Clayton, que conheci melhor quando estive ai num torneio no Porto, em que joguei contra o Boavista e o Braga...»  

Transferência à vista?  

A cláusula de rescisão de Emerson com a Portuguesa cifra-se nos 4,8 milhões de dólares. No Brasil, fala-se que o súbito interesse do F.C. Porto em Emerson poderá estar relacionado com uma possível venda no plantel portista. São conhecidas as propostas para Jorge Andrade e este domingo o jornal «Record» fala também no alegado interesse do Barcelona em Jorge Costa. Se algum destes dois jogadores sair, a necessidade dos portistas de contratar um defesa-central torna-se por demais evidente. Será Emerson a alternativa pensada?