A Polónia está nos quartos de final do Europeu 2016. Levou a melhor sobre a Suíça nos oitavos, fez história e espera agora por Portugal ou Croácia para jogar a próxima eliminatória na quinta-feira, às 20h, em Marselha. A Suíça foi um adversário à mesma medida, sobretudo na segunda metade, num jogo que não foi espetacular, mas que teve o melhor momento deste Europeu até agora: o golo de Shaqiri.

O médio do Stoke City, que ainda não tinha brilhado neste Campeonato da Europa, acreditou e à entrada da área num pontapé de bicicleta fez o empate aos 82 minutos. Marcou o golo 650 da história das fases finais da prova, fez o primeiro golo à Polónia neste Europeu e ainda pôs a equipa helvética a sonhar, obrigando o jogo a ir a prolongamento e depois a penáltis.

O JOGO, AO MINUTO

Isto por que, antes disso, aos 39 minutos, Blaszczykowsk já tinha colocado a Polónia na frente do marcador. Uma vantagem justa e que permitiu aos polacos jogarem mais à vontade, tendo estado muito perto do 2-0 sobretudo pelos pés de Lewandowski - que ainda não marcou no Europeu - e também pelo mesmo Kuba. Já o avançado Milik continuou como até aqui: a desperdiçar oportunidades durante 90 minutos.

A Suíça a espaços foi tentando a sorte e na segunda parte foi mais pressionante, tendo estado perto de marcar o primeiro a seu favor muito antes dos últimos dez minutos da partida. Dzemaili foi tentando o golo e Rodríguez obrigou Sommer a uma enorme defesa na marcação de um livre, mas a melhor oportunidade pertenceu mesmo a Xhaka aos 79 minutos com a bola a bater no ferro.

O mesmo Xhaka foi quem depois acabou por decidir o encontro, ao falhar um dos cinco penáltis da Suíça. Bateu mal e a bola saiu disparada para a bancada. Aproveitou a Polónia com Krychowiak a marcar a última grande penalidade e a garantir a presença dos polacos nos quartos de final pela primeira vez na sua história.