Cafú foi uma das figuras do jogo que o Belenenses foi vencer a Alverca (1-0) - partida da 28ª jornada. Foi precisamente frente aos ribatejanos que Cafú se estreou na I Liga. Foi em 1999 e o avançado jogou apenas sete minutos na vitória do Belenenses sobre os ribatejanos (4-2). Uma estreia que quase não deu para aquecer, mas vivida com emoção: «Foi muito moralizador. Senti-me realizado. Afinal, era o que ambicionava.»

O jogador iniciou uma série de quatro jogos a titular frente ao Beira Mar, decorria a jornada 25. O avançado marcou nesse e nos dois jogos seguintes. No encontro frente ao Salgueiros marcou o golo da vitória e saiu ao intervalo devido a lesão. Frente ao Alverca não marcou, mas esteve no golo. A jogada que deu origem ao golo da vitória foi construída por Cafú que deixou vários adversários pregados ao chão.

O avançado esteve ausente dos treinos durante a última semana e apenas no sábado se juntou à restante equipa. Cafú apresenta uma contractura na perna esquerda, que quase o afastou do jogo com o Alverca.O jogador ainda realizou um derradeiro teste no aquecimento antes da partida. À cautela, Marinho Peres fez Marcão aquecer também, mas acabou por ser Cafú a entrar. O golo do Belenenses foi todo ele construído pelo avançado que ultrapassou vários adversários pela direita e avançou até à linha de fundo para cruzar para a área onde encontrou Rui Duarte.