Helton não marcou presença no arranque dos trabalhos do FC Porto e, em comunicado divulgado entretanto, a administração confirmou que o guarda-redes está fora do plantel para a temporada 2016/17.

Termina assim uma ligação (enquanto jogador) de onze épocas ao emblema azul e branco. Helton tem mais um ano de contrato com o FC Porto e vai discutir o seu futuro com os dirigentes. 

«O guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador», explica a SAD portista, acrescentando: «Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes Campeão Nacional com a camisola dos Dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças.»

A 19 de junho, em conversa com os jornalistas, o guarda-redes de 38 anos confessava incerteza sobre o seu futuro. Helton não se quis pronunciar sobre a possibilidade de assumir outras funções no FC Porto - essa questão poderá ser agora debatida - e deu a entender que teria convites para prolongar a sua carreira ao serviço de outros emblemas.

«Sinto-me muito bem para não terminar, confesso, embora tenha a lesão de que tenho de cuidar muito», salientou na altura o guarda-redes.