O Arsenal selou esta segunda-feira a contratação do jovem Calum Chambers ao Southampton. O anúncio foi feito pelos dois clubes e consuma mais uma saída dos Saints, que sofreram neste defeso uma verdadeira razia na equipa que chegou ao oitavo lugar da Premier League na época passada. Ainda nesta segunda-feira uma imagem do campo de treinos vazio partilhada pelo treinador Ronald Koeman acentuou a questão.

O jogador de 19 anos, que realizou 25 jogos nas três temporadas em que atuou pela equipa principal dos Saints, e é a nova aposta do treinador dos gunners, Arsène Wenger, que se mostrou satisfeito com o facto de o internacional sub-19 poder atuar a defesa central, lateral-direito e médio. 

Luke Shaw, Dejan Lovren, Adam Lallana e Rickie Lambert foram os principais jogadores que já sairam, todos para grandes clubes de Inglaterra.

«Estamos muito satisfeitos que o Calum tenha decidido juntar-se a nós. A forma como ele se adaptou à Premier League na temporada passada, sendo um jogador jovem, mostra que ele tem muita qualidade. Tem muitas características que nós procuramos num jovem jogador e tenho a certeza que se sairá bem.», afirmou o treinador dos gunners ao site do clube, sob uma contratação cujos valores não foram divulgados, mas que será da ordem dos 20 milhões de euros, segundo a imprensa inglesa.

Em declarações citadas pelo jornal The Guardian, o técnico garantiu ainda que o futebolista é uma «aposta para o futuro» e que o facto de poder jogar a defesa central, lateral direito e médio «trará competição nas três posições».

O capitão da seleção sub-19 inglesa é a quarta contratação do Arsenal para esta temporada, depois de Alex Sanchez, Mathieu Debuchy e David Ospina.