Onde fica Moreira de Cónegos? A pacata vila do concelho de Guimarães terá de ser sublinhada no mapa pelos clubes da I Liga. Na próxima época, todas as equipas viajarão até àquela pequena localidade, a dez quilómetros da cidade-berço e de Santo Tirso e a cinco da Vila das Aves. É um meio pequeno com seis mil habitantes, a maioria pertencente às indústrias têxteis da região. É gente humilde que faz do trabalho diário o seu maior vício, porque o desporto-rei é apenas uma paixão para alimentar ao fim-de-semana, quando as fábricas param para o habitual descanso.

Durante décadas, houve uma rivalidade latente entre as gentes de Moreira - como é conhecida na gíria a vila - e a população de Vizela. O choque de valores ganhava contornos mais carregados, quando as duas equipas da região mediam forças na II Divisão B, autênticos derbies minhotos, autênticos jogos em que os futebolistas destilavam suor à procura da vitória. Mais do que o futebol, era uma guerra de localidades vizinhas com cultura própria e com reivindicações semelhantes. Mas que se odiavam. Vá lá saber-se porquê.

Há cerca de cinco anos, quando Vizela passou a ser concelho, a fúria estagnou e as baterias foram centradas para Guimarães, cidade com outra pujança e maior riqueza económica-financeira. Ficaram célebres os duelos da Taça de Portugal e a eliminação precoce dos vimaranenses diante do Moreirense em três derrapagens quase consecutiva e que deixaram o país desportivo de boca aberta. A prova máxima desta grandeza aconteceu há dois anos, quando chegaram às meias-finais e o sonho do Jamor ficou adiado por causa da vitória do Sporting.

Em termos de futebol em si, a equipa de Moreira de Cónegos não é propriamente uma referência em termos de matéria-prima. O nome mais sonante é o francês Quevedo, que saltou para o Boavista na segunda metade da década de 90. Foi ele uns dos primeiros jogadores a dar uma outra expressão ao emblema minhoto, seguindo-se, pouco tempo depois, Fernando Pires, médio criativo que fez a diferença no Sp. Braga. Mas a sua passagem não foi tão gloriosa, pois já acusava o peso da veterania.