A descida do Salgueiros não afectou apenas os actuais jogadores, treinadores e dirigentes do clube de Paranhos. A alma salgueirista fica impregnada em quem por lá passou. Abílio é um bom exemplo disso. Foi jogador do Salgueiros durante oito épocas (com uma passagem pelo Belenenses a meio) e está associado à melhor fase do conjunto de Paranhos na última década.

Em conversa com o Maisfutebol, Abílio reconheceu que a descida do Salgueiros o deixou «triste», mas o agora leixonense fez questão de mostrar que o insucesso desta época não o surpreendeu por completo: «Foi uma notícia muito triste pra mim. Continuo a gostar muito do Salgueiros. Do clube, das pessoas, continuo a ser amigo de toda a gente por lá... Agora, temos que perceber que no futebol as coisas mudam muito rapidamente, há ciclos e o Salgueiros está a passar por uma fase má. Como disse ontem o presidente do Salgueiros, a vida continua».

Abílio deixou bem claro o desejo de «voltar a ver rapidamente o Salgueiros na I Liga». Mas reconheceu que, uma vez na II Liga, o Salgueiros corre um risco: «O Carlos Manuel sabe isso melhor do que eu: não é nada fácil lutar pela subida na II Liga. É um campeonato difícil, há muitos candidatos. Francamente, acho mais complicado tentar subir à I Liga do que lutar pela permanência...»

Deixado o aviso, Abílio manifestou a sua confiança na força do Salgueiros: «É um clube com força, com alma. E vai continuar a sê-lo! Sabemos que em termos de estruturas, há muitas limitações, mas o estádio novo vai ajudar. Os dirigentes têm, certamente, a consciência de que há que fazer um esforço para voltar a pôr o clube na I Liga».

Leia ainda: