O treinador do Benfica focou apenas um ponto negativo, a irreversibilidade do resultado e consequente eliminação do Benfica.  

«A única coisa negativa no jogo de hoje (quinta-feira) é o facto de estarmos fora das competições europeias», afirmou José Mourinho. Para o técnico benfiquista, «tudo o resto que se passou na partida foi extremamente positivo». 

Numa análise mais detalhada do encontro, Mourinho considerou que a equipa esteve muito bem na partida. «Nos primeiros 25 minutos jogámos bem, com muito boa circulação de bola, o triângulo de meio-campo posicionou-se bem e quando marcámos o primeiro golo já podíamos estar a ganhar por mais», considerou. 

Mas à meia-hora de jogo, o Halmstads marcou o golo do empate e a equipa ressentiu-se. «Com o golo que sofremos, a equipa desmoralizou-se, algo que para mim não foi surpresa, uma vez que até nos treinos, quando algo corre mal, os jogadores se deixam ir abaixo», revelou o treinador português. 

«Na segunda parte voltámos a entrar bem, a equipa organizou-se, arriscou e podiamos até marcar o 2-1, ou mesmo mais», admitiu José Mourinho, que disse ainda que arriscar era impossível. 

O treinador benfiquista deixou ainda um aviso: «Se houve coisas que não me agradaram não vou ter contemplações, mas os jogadores serão os primeiros a sabê-lo». Mourinho vincou bem esta sua posição, tendo inclusive afirmado que só vai para a «guerra» com aqueles em quem confia. No entanto, o técnico não quis especificar nada de concreto que lhe tenha desagradado. 

Para o jogo da próxima segunda-feira, com o líder do campeonato Sp. Braga, o treinador do Benfica deixa em aberto a possibilidade de haver alterações. «Pode ser que mude alguma coisa, mas uma coisa posso garantir, a forma de trabalhar e a estrutura da equipa não vai mudar». 

Mourinho salientou ainda a exibição de um jogador em particular, para exemplificar aquilo que ele quer para a equipa: «Há muito tempo que não via o Calado jogar tão bem. Fez um excelente jogo, mas é apenas um exemplo, pois poderia dar muitos mais». 

No final da conferência de imprensa, o treinador encarnado voltou a referir o bom desempenho da equipa. «Esta noite, tivémos um Benfica diferente, para melhor. O grupo é bom, quer trabalhar, quer ganhar e hoje provou-me isso», referiu José Mourinho.  

«Confio em toda gente e acredito que todos querem ganhar esta guerra. Há, no entanto, jogadores que poderão ter uma menor aptidão para essa mentalidade guerreira e o meu objectivo é mudar essa situação», afirmou Mourinho, quando questionado sobre alguma hipotética falta de confiança em algum jogador.  

«Temos nível europeu», diz Tom Prahl 

À terceira foi de vez. Depois de terem sido eliminados em edições anteriores da Taça UEFA pelo Parma e o Newcastle, os suecos viram o provérbio concretizar-se. «Desta vez temos uma equipa melhor e mais experiente», diz Tom Prahl, que revelara ter esperanças de que «a terceira vez fosse a melhor». 

O técnico salientou que para este jogo mudou a estrutura táctica da equipa: «Foi a primeira vez que jogámos num 4x5x1, costumamos jogar em 4x4x2. No futebol escandinavo temos falta de rapidez e técnica, tivemos de nos organizar para defender». «Fomos uma equipa disciplinada e bem organizada», sustentou Prahl. 

A equipa sueca está a fazer uma boa época e os jogadores estão moralizados. O Halmstads lidera o campeonato sueco e a passagem da eliminatória será, por certo, um factor extra de motivação. «Para os jogadores este resultado é muito bom porque muitos deles nunca tinham jogado a nível europeu e podem ir para casa com a certeza de que podem fazê-lo», refere o treinador. 

Para Tom Prahl a sua equipa acabou por ter alguma sorte, mas o resultado acabou por ser justo: «Se virmos as chances que tivemos o empate é merecido». 

O treinador jogou à defesa dentro e fora do campo, mudando de táctica e recusando o favoritismo, uma estratégia que garantiu ao Halmstads a passagem à fase seguinte. 

Selakovic, uma das estrelas do Halmstads, mostrou-se contente por os suecos terem conseguido garantir a presença na próxima eliminatória e por ter feito outro golo frente ao Benfica: «Foi muito bom marcar fora e ainda mais porque foi um golo importante».