Ainda se lembra? No dia 13 de Agosto de 2000, o F. C. Porto recebia o Sporting no jogo da primeira mão da Supertaça Cândido de Oliveira... Qual foi o resultado? Ah, então não se lembra mesmo! Também, já foi há cinco meses e meio. Maisfutebol ajuda-o a recordar essa partida, em que leões e dragões empataram a uma bola, com os golos a serem marcados por Acosta e Alenitchev. 

O Sporting, na altura, parecia ter outro andamento e outra confiança. Apesar de o meio-campo ter sido remodelado, com Paulo Bento a substituir Vidigal e Horvath a ocupar o lado esquerdo, que anteriormente tinha estado ao cargo de De Franceschi, a equipa de Alvalade mostrava então uma personalidade forte, perante uma formação azul-e-branca ainda a tentar recuperar da saída de Mário Jardel. Do lado de lá, João Vieira Pinto assumia, juntamente com Acosta, as despesas do ataque. No conjunto orientado por Fernando Santos, remendava-se Jardel com um Domingos. 

Já levantámos o véu sobre alguns dos futebolistas presentes no cenário das Antas, nessa noite de 13 de Agosto. Vejamos então os onzes. O F. C. Porto alinhou com Ovchinnikov; Nélson, Ricardo Silva, Jorge Costa e Ruben Junior; Paulinho Santos, Chainho e Alenitchev; Cândido Costa, Domingos e Drulovic.  

Por sua vez, Augusto Inácio (sim...) apresentou o seguinte esquema: Schmeichel; César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge; Bino e Paulo Bento; Edmilson e Horvath; João Vieira Pinto e Acosta. Jogaram ainda Clayton, Pavlin e Romeu, na equipa da casa, e Mpenza e Dimas, pelos leões. 

Os jornais do dia seguinte realçaram a prestação de João Pinto e a preponderância de Alenitchev na equipa azul-e-branca. Pela negativa, destacou-se Paulinho Santos, que se envolveu em cenas pouco edificantes com Acosta, tendo sido expulso. Tratou-se de uma espécie de vingança do que aconteceu algum tempo antes na Taça de Portugal. 

Golos de Acosta e Alenitchev 

Os golos coloriram a noite. O primeiro surgiu aos 60 minutos, por Acosta, à saída de Ovchinnikov. O argentino foi desmarcado por João Pinto, após excelente passe de Bino. Alenitchev apontou o golo portista aos 89 minutos, num remate fulminante, após toque de cabeça para trás de Romeu, eventualmente em posição de fora-de-jogo.

Na quarta-feira (dia 31), 171 dias depois, joga-se a segunda mão da competição. O Sporting está diferente. O F. C. Porto também. Em Alvalade já se vai no terceiro treinador, nas Antas ainda reina Fernando Santos, apesar do aparente divórcio com os sócios.  

O F.C. Porto manteve a mesma estrutura. Os leões têm apresentado uma irregularidade assustadora, os dragões estão longe dos grandes momentos... No fundo, os mais de cinco meses de intervalo entre as duas partidas são demasiado tempo para se fazer comparações. Porque nenhuma das equipas é a mesma, apesar de ser.