Ronaldo recebeu na manhã deste domingo em Yokohama a visita de Gerard Saillant, o médico francês que operou por duas vezes o avançado brasileiro, quando a carreira do «Fenómeno» esteve em risco.

«A minha maior vitória é poder jogar novamente», disse Ronaldo a Saillant, depois de os dois trocarem um abraço emocionado. O médico brincou com o novo corte de cabelo do jogador, Ronaldo disse que estava pronto para uma partida de golfe e deixou uma provocação: «Esperava te convidar para ver Brasil e França na final...»

Saillant, que realizou duas intervenções cirúrgicas no joelho direito de Ronaldo, a última em Abril de 2000, disse-se comovido por ver que Ronaldo deu a volta por cima e está em nova final do Mundial, como melhor marcador da competição.

«Isso dá esperança para todos os que estão lesionados. Com luta, todos podem recuperar e ele está como sempre foi. É uma imensa satisfação. Estou muito comovido», afirmou o médico.

Ronaldo já atribuiu também a sua extraordinária recuperação a Pelé. Diz que o Rei lhe deu muita força, numa conversa que mantiveram na fase mais negra do longo calvário de Ronaldo. «Ele disse-me que no Mundial de 66 também se lesionou gravemente e muitos médicos disseram que não voltaria a jogar. Mas quatro anos depois venceu o Mundial e foi eleito o melhor jogador. Serviu-me como estímulo e objectivo para o futuro e transmitiu-me muita energia», revelou o Fenómeno.