Carla Sacramento, campeã mundial de 1500 metros em 1997, não foi além do décimo lugar na final da distância nos Jogos Olímpicos que estão a decorrer em Sidney. 

A prova foi ganha pela argelina Nouria Merah-Benida, uma vencedora surpreendente numa prova muito táctica, que Carla Sacramento chegou a liderar. No Campeonato do Mundo do ano passado a argelina, de 29 anos, nem sequer conseguiu apurar-se para a final. Violeta Szekely, da Roménia, foi segunda, a apenas cinco centésimos de segundo da vencedora, e Gabriela Szabo, também da Roménia, foi terceira. 

Szabo, que já tinha vencido os 5000 metros, resguardou-se durante quase toda a corrida e quando atacou perdeu tempo com a queda da norte-americana Suzy Hamilton, que detém a melhor marca mundial do ano. A romena teve de se desviar e apesar de um sprint fabuloso na recta final acabou por ficar a 12 centésimos da vitória. 

Carla Sacramento, que tinha sido sexta classificada nos Jogos Olímpicos de Atlanta, terminou em décimo, depois de um ataque em que não conseguiu largar a concorrência. «Não sei o que se passou, não estava à espera disto. Com uma corrida mais rápida talvez as coisas pudessem ter sido diferentes.»