Numa cimeira América-Europa, os americanos levaram a melhor. Costa Rica e Equador eliminaram França e Rússia e estão nos quartos de final do Mundial sub-17 que se realiza no Chile.

A grande surpresa foi a vitória dos costarriquenhos sobre os franceses, atuais campeões europeus e que tinham vencido todos os jogos do grupo F da competição. A seleção da CONCACAF conseguiu resistir um poderio ofensivo francês e cumprir os 120 minutos sem sofrer golos.

Nos penáltis, Luca Zidane, filho da velha glória francesa, não conseguiu defender nenhum remate dos rivais e viu o seu colega de equipa, Cognat, enviar a bola para as nuvens, deixando a seleção gaulesa pelo caminho.

No outro jogo, o Equador teve tarefa fácil e goleou a Rússia por 4-1, com «bis» de Jhon Pereira e um golo de Juan Nazareno e Washington Corozo. Fedor Chalov marcou o golo de honra dos russos.

Com o apuramento destas duas seleções, o quadro dos quartos de final ficou completo e ditou a primeira «final antecipada»: Brasil x Nigéria.

Os africanos procuram o «penta» neste escalão, sendo a equipa com mais troféus, seguida por Brasil e México. Estas seleções são as maiores favoritas à vitória final, mas uma delas ficará já pelo caminho. O confronto acontece devido ao 2º lugar no grupo dos Canarinhos, já que caso cumprissem a sua «obrigação» de vencerem o grupo, só poderiam encontrar as Águias Negras na final.

Os nigerianos, treinados por Emmanuel Amunike, estão em melhor forma e nos «oitavos» golearam os australianos por 6-0, com hat-trick de Victor Osimhen, que é a grande figura da competição e o melhor marcador com sete golos.

Já os brasileiros chegam a esta fase do torneio, depois de bateram pela margem mínima a modesta Nova Zelândia.

Os outros favoritos à levantar a taça, o México, defrontam o Equador. O vencedor da tal «final antecipada» jogará com a seleção que sairá vitoriosa da partida entre mexicanos e equatorianos e isto quer dizer que só um dos três favoritos poderá estar presente na final.

Nos outros dois jogos, o Mali enfrenta a Croácia e a Bélgica decide a passagem com a Costa Rica.

Quadro completo:

Quartos de final 

1 de novembro: 
Jogo 45, 19 horas – Brasil-Nigéria 
Jogo 46, 22 horas – Croácia-Mali 

2 de novembro: 
Jogo 47, 20 horas – Equador-México 
Jogo 48, 23 horas – Bélgica-Costa Rica 

Meias-Finais 

5 de novembro: 
Jogo 49, 20 horas – Vencedor Jogo 46-Vencedor J48 
Jogo 50, 23 horas – Vencedor Jogo 47-Vencedor J45 

3º e 4º lugar 

8 de novembro: 
Jogo 51, 19 horas – Derrotado J49-Derrotado J50 

Final: 

8 de novembro: 
Jogo 52, 22 horas – Vencedor J49-Vencedor J50