O melhor jogador português de todos os tempos continua a ser Eusébio, mesmo que Figo tenha sido considerado recentemente o melhor do mundo ¿ o próprio afirma que «rei há só um». Salvaguardadas as diferenças, toda a gente já deve ter pensado que se o pantera negra jogasse agora estaria multimilionário, à semelhança da estrela madridista. 

Para atestar as diferenças, talvez seja melhor revisitar as breves afirmações proferidas pela mãe de Eusébio, adaptadas ao euro, quando o seu filho se mudou para o Benfica, na década de 60: «A situação actual é insustentável, o meu filho recebe de vez em quando 251 cêntimos que o Sporting de Lourenço Marques lhe dá e isso para que chega? Ora, ele já está um homem e tem de ajudar a sustentar e a educar os irmãos mais novos. Portanto, o meu filho vai para o Benfica». 

Eusébio era cobiçado, nessa altura, por Sporting, F.C. Porto e Belenenses, mas foi o Benfica a ter o gesto mais expedito, enviando dois emissários a Moçambique para resgatar o prodígio das mãos de D. Elsa. A proposta era irrecusável: 1247 euros2, mais a garantia de um salário superior a 30 euros3 por mês. 

Dá vontade rir, não dá? Se não fosse pela miséria dos números, bem que serviria perfeitamente para um «gag» hilariante. Ainda para mais quando está presente na memória de todos quanto Figo foi ganhar para Madrid quando se mudou do Barcelona para o Real ¿ qualquer coisa como 498798 euros4 por mês, numa transferência que envolveu aproximadamente 59855747 euros5. Impressionante, mesmo falando na nova moeda... 

Soluções:

1 - 50 escudos

2 - 250 contos

3 - 6 contos

4 - 100 mil contos

5 - 12 milhões de contos