O Caldas, do Campeonato de Portugal, continua a fazer história na Taça e eliminou, esta tarde, a Académica, da II Liga, num jogo emocionante e só decidido nas grandes penalidades.

Após o 1-1 no final do tempo regulamentar e do prolongamento, a equipa de José Vala venceu por 4-2 nas grandes penalidades e garantiu a última vaga nos quartos de final.

Após afastar Lourinhanense, Montijo, Cesarense e Arouca, o Caldas começou a desenhar intenções de tombar mais uma equipa da II Liga desde cedo e visou a baliza de Ricardo por três vezes nos primeiros 16 minutos. Um prenúncio para o que surgiria logo a seguir.

Numa jogada de insistência, João Rodrigues, ou Tarzan, fez o 1-0 e levou ao rubro os adeptos do Caldas no Campo da Mata.

A equipa de José Vala mostrou-se combativa e, em vantagem, foi-se contendo perante a procura da Briosa. Aí emergiu Luís Paulo na baliza: a exemplo, quando negou o empate a Luisinho (34m).

O Caldas regressou aos balneários a vencer, mas com um duro revés: Luís Farinha foi expulso antes do descanso. Eram pelo menos 45 minutos pela frente para segurar a vantagem. Mas não, seriam mais, como comprova o desfecho.

Harramiz foi aposta da Académica no recomeço e o avançado desperdiçou, à hora de jogo, clara ocasião de golo. Mas a insistência da Briosa teria frutos aos 67 minutos: Mike, a canto de Luisinho, cabeceou para o 1-1 e levou tudo igual para tempo extra, não sem algum sobressalto até ao minuto 90.

FILME E FICHA DE JOGO

Enquanto Luís Paulo foi resolvendo na baliza do Caldas, Nuno Januário, recém-entrado, quase fez o 2-1. Valeu Ricardo Ribeiro a negar (74m) numa das defesas da tarde.

No prolongamento, nada se alterou e tudo ficou decidido nas grandes penalidades. Aí, o Caldas foi mais eficaz. Marcou quatro dos cinco penáltis, o último, de André Simões, a garantir a festa da equipa de Caldas da Rainha, num ambiente impressionante nas bancadas do Campo da Mata.

E agora? Duelo raro, mas possível entre duas equipas do Campeonato de Portugal nos quartos de final. Segue-se um Caldas-Farense. Uma delas estará entre os quatro melhores.