Vai ser a grande surpresa de António Oliveira. O seleccionador não vai ligar às exibições sôfregas de Jorge Costa no modesto Charlton e vai resistir à tentação de elevar Jorge Andrade e Ricardo Carvalho à condição de indiscutíveis. A sua aposta para a defesa de Portugal será Paulo Madeira. Lembram-se? É aquele jogador com aspecto de teclista dos Scorpions que treina invisivelmente na equipa B do Benfica. 

Paulo Madeira chegou a ser um valor seguro do futebol português, apesar de ter sido dispensado e recuperado pelo Benfica em pouco menos de dois anos e ter participado activamente em épocas recentes para esquecer do emblema da Luz. António Oliveira vai olhar precisamente para este passado e para se convencer a reservar-lhe uma vaga no lote de convocados para o Oriente. 

O currículo, como se verá, será tido em conta. Fernando Couto, pelos vistos, deixará de ter a cabeleira mais farta da selecção. Ou será que Paulo Madeira vai rapar o cabelo ao estilo de Ronaldo para tentar vender uma imagem que nunca chegou a ter? Mais tarde se saberá. 

Os olheiros de clubes nipónicos é que podem desde já estar atentos. Paulo Madeira já não é propriamente um menino, jogou num grande clube e não percebe uma palavra em japonês. Possui, portanto, todas as condições para participar na liga do país onde o sol nasce.