O novo Estádio da Luz é inaugurado este sábado, com o jogo entre o Benfica e o Nacional de Montevideo (às 21h45), e a PSP divulgou esta sexta-feira um comunicado com alguns «conselhos» para os adeptos que têm bilhete para a festa benfiquista. Os cuidados a ter nos acessos ao estádio têm especial atenção, dado que se trata de uma área circundada ainda por muitas obras, e são feitas as precauções normais para os espectáculos desportivos desta dimensão, com lotação esgotada por 65.400 espectadores.

A PSP lembra as obras que circundam o complexo da luz e assinala que só haverá dois acessos ao estádio: Lado Nascente, pela ponte pedonal existente entre a estação do metropolitano do Alto dos Moinhos e a zona dos pavilhões/área comercial; este acesso é aconselhado aos adeptos com bilhete para as Bancada Nascente (Benfica Centenarium) e Sul (Sagres); Lado Poente, pelo túnel sob a 2.ª Circular que liga a estação do metropolitano do Colégio Militar e o Centro Comercial Colombo a estádio; este acesso é aconselhado aos adeptos com bilhete para as bancadas Poente (PT Comunicações) e Norte (Coca-Cola).

Os acessos só poderão ser utilizados aquando da abertura das portas do estádio (prevista para as 18h30) sendo logo aí efectuado um primeiro controlo de segurança onde os adeptos devem mostrar o bilhete. Um segundo controlo, já dentro do complexo, será feito pelos Assistentes de Recinto Desportivo (Stewards) e pela PSP para as revistas de segurança no que respeita à introdução de objectos proibidos e ao estado de alcoolização ou por efeito de estupefacientes dos espectadores.

Coma a bertura das portas marcada para as 18h30, a PSP pede que os adeptos não cheguem antes das 18h00, mas aconselha ao mesmo tempo que as pessoas comecem a formar as filas a partir dessa hora para se proceder à entrada no estádio entre a s 18h30 e as 20h30. É pedido também o recurso aos transportes públicos para chegar a uma zona de difícil estacionamento, em que os parques do estádio não estarão abertos ao público, e é aconselhando o estacionamento nos parques mais afastados junto das estações de metropolitano de Sete Rios, Praça de Espanha, campo Grande, Entrecampos e Cidade Universitária.

Entre os objectos proibidos estão armas, facas, tochas, fumos e outros objectos priotécnicos, garrafas de vidro, latas, fruta, bandeiras com hastes metálicas ou de madeira grossa, guarda-chuvas, buzinas de ar comprimido ou alimentadas por baterias; só as garrafas de plástico, sem tampa, serão permitidas. Tamb¿+em os espectadores que apresentarem um estado aparentemente alccolizado ou sob efeito de substâncias estupefacientes poderão ser sujeitos a controlos e aos respectivos procedimentos em conformidade, como a negação do acesso ao estádio a sua expulsão se já tiverem entrado.