O F.C. Porto efectuou esta manhã o primeiro de dois treinos agendados para esta terça-feira, uma sessão que começou com quinze minutos de aquecimento abertos à comunicação social. Foi precisamente a partir desse quarto-de-hora que os jornalistas puderam perceber as boas indicações dadas pela recuperação de Costinha. O trinco permanece a contas com uma contusão na articulação do ombro esquerdo, contraída durante o jogo com o E. Amadora, mas, ao que foi dado a observar, o plano de reabilitação corre bem e Costinha já poderá efectuar trabalho cada vez menos condicionado.

Embora neste momento ainda não se possa dizer com certeza que Costinha é uma certeza para a deslocação a Alvalade, agendada para o próximo sábado, a verdade é que tudo indica que Mourinho poderá mesmo contar com o médio no clássico. Tal como se imagina que poderá contar com Vítor Baía. O guarda-redes tem um traumatismo num dedo da mão direita, contraído no final do treino de ontem, e esta manhã nem sequer calçou as luvas, limitando-se a fazer trabalho condicionado no relvado. A lesão não, porém, grave e espera-se que Baía possa começar a treinar normalmente em breve.

Certas, certas estão as ausências de Derlei, Ricardo Fernandes e Mário Silva - que apenas efectuaram tratamento - e de César Peixoto, que continua a trabalhar condicionado. Secretário, por outro lado, já está recuperado do torcicolo que ontem o impediu de treinar, tendo trabalhado no relvado. Após o treino matinal, o plantel portista deslocou-se à quinta de Santo Inácio para um almoço de conjunto, regressando depois ao Centro de Treinos para a segunda sessão do dia, com início marcado para as 16 horas.