Seis jogos, cinco vitórias e um empate. É este o balanço da pré-temporada do F.C. Porto a poucos dias do arranque «a sério» para a nova época. Nesta quarta-feira, frente ao Groningen, a equipa de José Mourinho não deslumbrou, mas foi suficientemente eficaz para ultrapassar mais um teste. A missão está cumprida e as indicações para o futuro são positivas.

Para este encontro, que antecede a Supertaça, o treinador dos «dragões» já pôde contar com Costinha e Marco Ferreira, dois «reforços» importantes, mas aportou também em jovens da equipa B, que deixaram uma boa imagem, sobretudo pelo empenho revelado. O Groningen também não foi um adversário difícil: notou-se uma grande preocupação em ter uma defesa sólida e nesse aspecto, Raw Jans pode dar-se por satisfeito, pois foi este sector o responsável pelo resultado tangencial.

O F.C. Porto dominou a partida, mas foi mais forte na segunda parte, quando Mourinho apostou claramente no 4x4x2, com um onze bastante mais próximo daquele que vai defrontar o União de Leiria no domingo. O meio-campo, com Pedro Mendes, Costinha, Deco e Ricardo Fernandes foi um dos sectores mais fortes e foi graças a este quarteto e ao génio do luso-brasileiro, que o espectáculo melhorou um pouco. Na frente, um McCarthy esforçado e um Bruno Moraes algo ansioso revelaram-se insuficientes para ampliar a vantagem. Derlei já deve regressar na Supertaça: o talento do «Ninja» pode ter sido aquele «bocadinho» que faltou ao F.C. Porto desta noite.

O resultado estava feito desde os cinco minutos. Os «dragões» devem a vitória a Marco Ferreira, um jogador que falhou parte da pré-temporada devido a lesão, mas que está pronto para agarrar um lugar no lado direito do ataque, desfalcado desde a saída de Capucho. Ou seja, estão reunidas as condições para que o F.C. Porto entre na nova época com a força que demonstrou no ano passado.

Os «azuis e brancos» passaram os testes da pré-época e assumem-se como a equipa mais forte em termos nacionais: reforçou-se bem, manteve as pedras mais importantes e continua com a mesma atitude de sempre. Faltam apenas alguns dias para que se possam confirmar as boas indicações deixadas ao longo do último mês.

FICHA DE JOGO:

Estádio dos Arcos, em Vila do Conde

Árbitro: Paulo Costa.

Auxiliares: Bertino Miranda e João Santos.

Quarto árbitro: Paulo Pereira.

F.C. PORTO ¿ Vítor Baía; Pedro Ribeiro, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Evaldo; Tiago, Alenitchev e Maniche; Marco Ferreira, César Peixoto e Jankauskas.

Treinador: José Mourinho.

Jogaram ainda: Nuno, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Deco, Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Bruno Moraes, Vítor Rodrigues e Benny McCarthy.

GRONINGEN ¿ Beukenkamp; Matthijs, Vrede, Kruiswijk e Floren; Smit, Landerl e Van Gessel; Salmon, Hugo e Tuhuteru.

Treinador: Raw Jans

Jogaram ainda: Schoenmakers, De Witte e Bronkhorst e Frankel.

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0, Marco Ferreira (5m).

Resultado final: 1-0.