Ricardo Fernandes é a grande novidade na convocatória do F.C. Porto para o jogo com o Benfica, a disputar amanhã, domingo, no Estádio da Luz. O jogador esteve cerca de dois meses afastado da competição por causa de uma fractura no quinto metatarso do pé direito, mas agora já se encontra completamente recuperado e é opção para o grande clássico. A leão aconteceu no treino de 16 de Dezembro, em vésperas do desafio com o Maia, a contar para a Taça de Portugal, acabando por ser um duro revês no atleta, que estava a integrar-se, aos poucos, no sistema de jogo da sua equipa.

Para além de Ricardo Fernandes, há ainda duas novidades (embora em menor escala) em relação ao jogo com o Rio Ave, que se disputou na quarta-feira. Deco regressa ao grupo dos eleitos depois de ter cumprido castigo disciplinar, enquanto o capitão Jorge Costa volta a entrar nas contas do treinador depois de ter sido preterido por mera opção técnica. Ricardo Carvalho que padecia de uma mialgia está completamente recuperado e apto para o confronto com as águias, mas o mesmo não se pode dizer em relação a Alenitchev (lesão no joelho esquerdo) e Marco Ferreira (contusão na coxa direita), ambos afastados do clássico.

Quem também abandonou a convocatória foi o jovem brasileiro Bruno Moraes, autor de um dos golos do F.C. Porto na vitória (2-1) e consequente eliminação do Rio Ave da Taça de Portugal. Trata-se de uma mera opção de José Mourinho, pois o avançado não padece de qualquer problema muscular.

Pouco depois das 13 horas, a comitiva portista parte, de autocarro, para Lisboa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Nuno e Vítor Baía

Defesas: Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Secretário.

Médios: Deco, Carlos Alberto, Costinha, Maniche, Ricardo Fernandes, Bosingwa e Pedro Mendes.

Avançados: Jankauskas, Maciel, McCarthy.