Sérgio Conceição é mais um reforço do F.C. Porto que não pode alinhar na Liga dos Campeões esta época. Depois de Maciel, o internacional português está impossibilitado de representar os dragões nas competições europeias, simplesmente porque esta temporada já o fez por outro clube, a Lázio.

E Sérgio até jogou em Portugal, mais propriamente no Estádio do Bessa, frente ao Benfica, a 27 de Agosto, na segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Entrou aos 84 minutos, para o lugar de Fiore, depois de em Roma ter entrado aos 74m para substituir Albertini.

Conquistado o apuramento para a fase de grupos, o português foi quase sempre primeira opção para o técnico Mancini, mas não conseguiu impedir a eliminação da prova. Foi titular em cinco ocasiões, duas vezes com o Besiktas e uma vez com o Sparta de Praga e o Chelsea, sendo que só cumpriu os 90 minutos com o Chelsea, em Londres. O seu último jogo foi com o Sparta, em que entrou a um minuto do fim, impotente para impedir a desvantagem de 1-0, que atirou a Lázio para o último lugar do Grupo G, sem direito a mais nenhum jogo nas competições europeias.

Se a contratação de Sérgio Conceição fortalece a equipa para o ataque à segunda volta do campeonato, é certo que para os jogos com o Manchester United, relativo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, José Mourinho vai estar muito desfalcados, pois não vai poder contar com Sérgio, Maciel, Derlei e muito provavelmente César Peixoto, que ainda está em recuperação. Na primeira mão também Costinha vai estar ausente, mas por castigo.