José Mourinho está radiante com o novo Centro de Treinos e Formação, não tendo receio em apontá-lo como um dos melhores da Europa. Um espaço que permite melhorar as condições de trabalho e direccionar a equipa para o êxito.

«Vamos poder passar mais tempo juntos, mais em grupo e quiçá pensar mais nos objectivos que pretendemos alcançar. As condições são excelentes e permitem um maior tempo útil de treino, dado que é possível montar os vários exercícios no mesmo espaço. 1h30 de tempo total de treino, por exemplo, significa 1h25 de tempo útil. Para além disso é possível a utilização simultânea dos espaços por várias equipas, o que é importante, e tenho a certeza que, hoje, alguns júniores já terão pensado que um dia vão querer chegar à equipa principal», apontou o treinador do F.C. Porto.

Em comparação às condições proporcionadas pelo Barcelona, onde José Mourinho passou quatro anos, não tem dúvidas: «Estas são incomparavelmente melhores. Quando estive lá eles tinham em mente algo deste género, mas na actualidade ainda não as têm. Por isso mesmo, o dia de hoje tem um significado histórico». Até a nível psicológico pode ser benéfico para a equipa, «nomeadamente quando estiver terminada a estrutura residencial, que vai permitir trabalhar de manhã à noite sem sair do Centro, duas ou três vezes por semana».

Na perspectiva do treinador, no Centro «os jogadores sentem-se com mais responsabilidade, mais motivação» e até pode ser que a formação venha a dar frutos no futuro, fazendo com que o clube se veja menos obrigado a gastar dinheiro em contratações. José Mourinho acha, entretanto, que o facto do Sporting e do F.C. Porto já terem os seus Centros de Formação é um sinal de que «o futebol português está a caminhar no caminho certo».

O único senão é o facto dos adeptos ainda não poderem assistir aos treinos, mas o treinador está sensibilizado para a situação: «É um momento difícil, complicado, pois não há condições ideais. Da minha parte, e de muitas outras pessoas, há a preocupação de que as pessoas não se afastem, mas as condições vão evoluir».