Hélder Postiga já assinou contrato com o Tottenham por cinco temporadas. Depois de o F.C. Porto ter chegado a consenso com o clube inglês ao início da tarde - numa transacção de nove milhões de euros, mas que pode ir para os 12 milhões mediante determinados requisitos -, o jogador chegou a acordo com a sua nova equipa. Foi uma negociação longa e só terminou por volta das 23,30 horas. «Já está tudo tratado. Chegámos a acordo por cinco anos», explicou ao Maisfutebol Ronnie Rosenthal, empresário inglês que intermediou o negócio, logo após ter chegado a entendimento.

Em causa estiveram detalhes contratuais. Não há nenhuma confirmação oficial dos valores discutidos, mas segundo rumores provenientes de Inglaterra é bem provável que o jovem avançado de 20 anos encaixe um vencimento semanal na ordem dos 35 mil euros por semana, o que perfaz um total de 140 mil por mês. «São questões pessoais. Normalmente, não costumo tornar os números públicos. Mas posso dizer que ele assinou um bom contrato», completou. Um entendimento que só chegou ao final do dia: «As negociações são assim. Podem demorar dias ou meses, porque nenhuma negociação é fácil».

Este foi um dia particularmente agitado para Hélder Postiga. De manhã fez exames médicos, nos quais passou com distinção, à medida que Fernando Gomes, administrador da SAD do F.C. Porto, chegava a consenso com os responsáveis do Tottenham numa base de entendimento à volta dos seguintes valores: nove milhões de euros que poderão chegar aos 12 milhões, dependendo do apuramento do clube para as competições europeias e da própria prestação do jogador ao longo dos desafios, nomeadamente o número de presenças e a quantidade de golos marcados.

Em Londres, o jovem avançado tem contado com a presença do pai e da namorada que estão a acompanhá-lo nesta curta aventura, cujo começo mais prolongado está previsto para o próximo mês. É bem provável que o avançado seja apresentado à Comunicação Social esta quarta-feira, mas oficialmente não há nenhuma confirmação nesse sentido. Nem do Tottenham, nem do próprio empresário Ronnie Rosenthal: «Talvez seja apresentado, mas não há certezas». Na iminência também pode estar o regresso a Portugal depois de muitas horas de árduas negociações.

Leia ainda todo o processo que o Maisfutebol foi actualizado ao longo do dia: