Uma potência grega com um prestígio crescente na Europa. O Panathinaikos, adversário que o F.C. Porto vai tentar surpreender em Atenas depois da inesperada derrota nas Antas, tem exibido a sua qualidade nos palcos europeus nos últimos anos. Na época passada, atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões, sete anos antes chegou mesmo às meias-finais.

Treinado pelo uruguaio Sérgio Markarian, antigo seleccionador do Paraguai e antecessor de Fernando Santos no cargo, o Panathinaikos lidera o campeonato grego, com 54 pontos somados em 23 jogos, mais três que o Olympiakos e mais sete que AEK, seu eterno rival de Atenas.

Mas este ano a luta vai mesmo ser entre «Pana» e Olympiakos. Treinado por Protassov, os actuais campeões gregos seguem um impressionante percurso de seis títulos consecutivos. O campeonato grego escapa ao Panathinaikos há sete épocas: tempo a mais para adeptos fanáticos que se alimentam de vitórias.

O título nacional é um grande objectivo para a equipa grega, que vê escapar esse desígnio desde 1996. Campeão da Grécia por 18 vezes, venceu 15 taças e três supertaças. Fez a dobradinha por seis vezes. Fundado em 1908, o Panathinaikos é presidido por Aggelos Philippides. O seu nome significa «o clube de todos os atenienses». O prefixo «Pan» é fácil de identificar, «athina» designa a capital grega.

Será desta?

A liderança no campeonato grego dá conta da boa época que a equipa está a fazer, apesar do início titubeante com Fernando Santos. Aqui por Atenas, diz-se que o português quis fazer mudanças a mais num clube com hábitos arreigados. O regresso de Markarián acabou por permitir ao «Pana» retomar a linha da temporada transacta, mas desta vez com melhores resultados internos. Voltou o 4x4x2 (que tão bons resultados deu nas Antas).

O percurso na Taça UEFA até aos quartos-de-final não deu para provar grandes trunfos, dado que, antes do F.C. Porto, o Panathinaikos não chegou a ter uma verdadeira prova de fogo. Mas a verdade é que a vitória nas Antas, conseguida com uma exibição segura e consistente, colocou os gregos como fortes candidatos à conquista do troféu. Não por acaso, as casas de apostas em Inglaterra colocam o Panathinaikos como o principal favorito, à frente mesmo do Liverpool. Será que o F.C. Porto vai ter estofo para dar a volta ao texto e estragar a festa grega?