O Sporting e o Flamengo chegaram ontem finalmente a acordo quanto ao pagamento da dívida contraída pelo clube brasileiro na sequência da transferência de Leandro. O acordo, celebrado sob a égide da FIFA, em Zurique, permite ao Sporting receber a totalidade da verba em causa, que ultrapassa o milhão de contos, de uma só vez. 

Miguel Ribeiro Teles, responsável pelos assuntos jurídicos da SAD leonina, negociou directamente com os representantes da ISL, a instituição bancária que assumiu as dívidas do Flamengo, e viu todas as pretensões do Sporting satisfeitas. 

«Foi celebrado um acordo entre o Sporting, a ISL e o Flamengo. A ISL assumiu a dívida do Flamengo e vai entregar documentos bancários que o Sporting entendeu necessários para proceder ao levantamento imediato das verbas em dívida», referiu Ribeiro Teles à Rádio Renascença. «Resta-nos aguardar 48 horas pela chegada das garantias bancárias, uma vez que o acordo ficou condicionado à chegada desses documentos que nos permitem receber a totalidade da verba», acrescentou o dirigente leonino. 

Termina assim uma longa novela, que se arrastou ao longo de um ano, após uma sequência de avanços e recuos da parte do clube brasileiro que levou o Sporting a perder a paciência e a pedir a intervenção da FIFA. O caso passou para o comité disciplinar do organismo máximo do futebol mundial que procurou ainda um entendimento entre as partes que, agora, parece ter sido alcançado. 

Miguel Ribeiro Teles partiu de imediato para o Mónaco onde se vai juntar à comitiva sportinguista que vai assistir, na sexta-feira, ao sorteio da Liga dos Campeões. O dirigente do Sporting poderá ainda encontrar-se com o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, para negociar a possível transferência de Sá Pinto e o ingresso de Rodrigo Fabri no Sporting. No entanto, o encontro nao está garantido. «Não está nada marcado, vamos ver...», referiu Ribeiro Teles.