As ideias deixam de se fixar no novo objectivo e passam a abordar o próximo desafio. Conquistado o primeiro lugar no campeonato, os axadrezados concentram atenções no jogo de amanhã, com o Penafiel, relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. 

É esta a metodologia de trabalho que Jaime Pacheco transmite aos seus jogadores, que rapidamente a assimilam e transportam para o exterior através do discurso. Mesmo aqueles que são menos utilizados, abraçam a filosofia e mostram-se solidários com os habituais titulares. 

Demétrios e Geraldo são dois casos que servem de exemplo para suportar esta ideia, uma vez que têm sido inseridos na estratégia de rotatividade do plantel e nunca foram considerados indiscutíveis. Devido à sobrecarga de jogos, o treinador deverá colocá-los no «onze» que vai actuar amanhã, embora os próprios ainda não saibam se isso vai mesmo acontecer. 

Feliz por fazer parte de um balneário «espectacular», Demétrios realça a «vontade de trabalhar e de vencer» demonstrado por todos os jogadores, que «dificilmente poderá ser abalada». Porém, o jogo da Taça obriga a cuidados redobrados, porque «os adversários empolgam-se e tratam-se de desafios a eliminar». É necessário, então, deter «a mesma determinação e talvez correr a dobrar para conseguir uma vitória que será crucial para manter o espírito». 

O avançado espera que Jaime Pacheco lhe dê uma oportunidade esta quarta-feira, mas se não for escolhido não vai ficar desagradado, pois confia nas escolhas do treinador. «Acredito sempre que posso ser utilizado, por isso tento manter-me sempre alegre nos treinos e dedicar-me a 100%. Todos temos a confiança do treinador e sei que ele coloca em campo aqueles que lhe dão melhores garantias».

Geraldo também partilha as ideias do seu compatriota e revela estar «de sentinela» para o desafio com o Penafiel. 

Totalidade da equipa à disposição 

A boa condição física dos jogadores é uma das explicações para o sucesso axadrezado. Para o jogo de amanhã o plantel está todo à disposição de Jaime Pacheco, exceptuando Petit, que tem de cumprir um jogo de castigo. 

A equipa titular deverá ser ligeiramente, com o treinador a aproveitar para poupar alguns jogadores. No entanto, é sabido que o Boavista não se tem dado bem com a Taça de Portugal nos últimos anos, tendo sido eliminado por equipas de escalões inferiores, factor que obrigará a apresentar um «onze» forte em Penafiel. De qualquer forma, a lista de convocados só será divulgada amanhã de manhã. 

Equipa provável: William; Rui Óscar, Litos, Jorge Silva e Erivan; Pedro Santos, Geraldo e Sanchez; Duda, Whelliton e Jorge Couto.