O defesa-central Ivo, do Gil Vicente, foi um dos heróis da partida de ontem, domingo, no Estádio da Luz. O jogador fez uma exibição em grande plano e contribuiu para que João Tomás e companhia, desta vez, tenham ficado em branco. 

O empate averbado pela formação gilista terá que ser encarado como um bom resultado para a equipa de Luís Campos, se tivermos em conta o facto de o Gil Vicente ser, ainda, o último classificado do campeonato. Este foi, aliás, o primeio ponto conquistado fora de casa pelos gilistas. No entanto, as oportunidades criadas pela conjunto minhoto fizeram com que jogadores e treinadores da formação barcelense ficassem com a ideia de que estiveram perto de causar uma surpresa ainda maior.  

Em conversa com o Maisfutebol, Ivo contou a sua experiência no jogo de ontem. Defesa-central formado no Boavista (foi campeão nacional de juniores pelo clube do Bessa), foi titular no jogo de ontem, aproveitando as ausências forçadas de Carlos e Alex Sandro, que tiveram que cumprir castigo disciplinar. «Podíamos ter somado mais do que um ponto», começou por considerar o defesa gilista. «Não tivemos medo do Benfica e criámos ocasiões suficientes para marcar», acrescentou. 

A estreia de Toni nos jogos em casa, aliado ao momento conturbado que o Benfica vive, não constituiu, na perspectiva de Ivo, motivo para que os gilistas encarassem a deslocação à Luz com menos respeito: «O Benfica é sempre o Benfica. Quando está fragilizado, é ainda uma grande equipa. Jogar na Luz é uma motivação para qualquer jogador, é um estádio grandioso e, por outro lado, o Benfica joga aberto e ao ataque, o que acabou por ser melhor para nós, porque assim pudemos ter mais espaços, coisa que não acontece quando actuamos com equipas de menor dimensão». 

Dentro desta linha de raciocínio, Ivo observou que a boa exibição do Gil na Luz pode servir para tirar algumas conclusões: «Provámos que somos uma equipa que gosta de jogar bom futebol. É preciso é ter espaços. O nosso campo, de facto, não tem boas condições, é muito pequeno e tem muitas limitações, mas temos que aproveitar ocasiões como a que tivemos ontem para jogar bem e fazer bons espectáculos».  

«Toni é um grande treinador» 

Apesar de considerar que o Gil Vicente merecia ter ganho ao Benfica no jogo de ontem, Ivo vê hipóteses de melhoria no clube da Luz. E explica porquê: «Os jogadores do Benfica devem ficar alheios a problemas directivos. O Toni é um grande treinador e estou convencido que vai conseguir pôr o Benfica no seu caminho correcto». Sobre mudanças que terá já notado na forma da equipa jogar, Ivo comentou: «Sim, já reparei em algumas. Ontem, os jogadores do Benfica fizeram uma melhor circulação de bola, todos os jogadores foram mais intervenientes». 

E como foi preocupar-se com João Tomás? Ivo contou a experiência: «O João Tomás é um jogador muito moralizado, está a atravessar uma fase muito boa. É muito móvel, tem um bom sentido de posicionamento e é muito alto. O Van Hoiijdonk e diferente, é mais fixo, mas também não deu para ver muito bem como joga, porque entrou numa fase em que o Benfica quase só bombeava bolas». 

Falando sobre o seu Gil Vicente, Ivo manifestou o seu optimismo em relação a uma recuperação na tabela: «Ainda estamos em último, mas a diferença pontual está a diminuir. Temos que aproveitar o balanço deste resultado positio na Luz e continuar na senda dos bons resultados». 

O central ressalvou que as melhorias já se verificavam há mais tempo, ainda que os bons resultados tardem a surgir: «Desde que entrou o novo treinador, toda a equipa tem vindo a melhorar. Os jogadores estão motivados e todos temos vindo a assimilar de forma muito positiva os novos métodos de trabalho. Com o Boavista, fizemos uma exibição interessante, mas perdemos. Queremos, agora, aproveitar o empate na Luz para não largar os bons resultados».