A federação espanhola decidiu não castigar Francisco Gallardo, jogador do Sevilha, que levantou alguma polémica ao comemorar um golo de forma um pouco ortodoxa na vitória (4-0) sobre o Valladolid. 

O médio dirigiu-se a Joise Antonio Reyes, que tinha acabado de marcar um golo, e deu-lhe uma dentada no pénis, em jeito de comemoração. O caso foi apreciado pelo comité disciplinar da federação espanhola, mas não resultou em qualquer castigo para o jogador do Sevilha. 

Há poucos meses a FIFA levantou várias restricções à forma como os jogadores comemoram os golos, devolvendo, por exemplo, o direito de estes tirarem a camisola. A federação espanhola revelou-se ainda mais liberal, absolvendo Gallardo pelo inesperado gesto. 

Rivaldo absolvido de agressão 

Rivaldo, ao contrário de todas as expectativas, também não foi castigado pela federação espanhola na sequência da agressão a Jose Maria Lacruz, jogador do At. Bilbau, num jogo do campeonato realizado há cerca de um mês. 

As imagens televisivas eram bem ilucidativas e deixavam clara a existência de uma agressão de Rivaldo no rosto de Lacruz, num lance que resultou num cartão amarelo para os dois jogadores, quando faltavam catorze minutos para o final do jogo que o At. Bilbau acabou por vencer por 2-1. 

O At. Bilbau pediu um recurso, tendo em conta que o seu jogador ficaria suspenso do jogo seguinte. No entanto, o comité disciplinar da Federação espanhola teve apenas em conta o testemunho do árbitro e manteve os dois cartões amarelos para os dois jogadores. 

A Federação espanhol já recorreu a imagens televisivas para punir jogadores, mas só em casos que não tenham sido observados pelo árbitro ou por um dos seus auxiliares.