Para alguns um pénis grande pode ser sinal de virilidade e orgulho, para outros, um insulto. Um juiz rejeitou uma queixa feita pelas filhas de Garrincha, considerado o segundo melhor jogador brasileiro de todos os tempos. A família do jogador alegou ser um insulto à memória do pai o facto de Ruy Castro ter escrito na biografia do jogador, «Estrela solitária», que Garrincha possuía um pénis com 25 centímetros e que foi um grande amante. 

Perante o pedido de indemnização por danos morais, o juiz encarregue do caso considerou que as menções no livro não eram insultuosas, mas sim um elogio à sua virilidade: «Ter um pénis grande é um motivo de orgulho neste país. O tamanho do pénis e a energia sexual não andam lado a lado, mas os brasileiros sonham com ambas.» 

Garrincha é conhecido pelo seu futebol, pelo seu gosto por mulheres, capacidade de reprodução e pelo seu alcoolismo. Mulheres teve muitas e filhos também. No entanto, as mulheres marcaram o seu território até mesmo na descendência. Uma das suas mulheres deu-lhe sete filhas e talvez seja agora o facto de o seu lado feminino não conseguir entender os princípios subjacentes à noção de masculinidade que as leva a interpor a acção. 

Leia sobre a biografia da polémica: