O Borussia Dortmund colocou-se este sábado em posição privilegiada para conquistar o título da Alemanha, beneficiando da inesperada derrota sofrida pelo ex-líder, o Leverkusen, no terreno do Nuremberga.

Ganhando em Hamburgo, num jogo empolgante e recheado de golos (4-3), em que o brasileiro Amoroso foi a principal figura, o Dortmund ocupa agora o primeiro lugar, com um ponto de avanço sobre o Leverkusen, e dois sobre o Bayern, que vencendo no campo do Wolfsburgo (1-0) garantiu o acesso à Liga dos Campeões e voltou a colocar-se em posição de poder sonhar com o título, se os seus dois adversários directos escorregarem na última jornada.

O grande derrotado da ronda foi sem dúvida o Leverkusen, que depois da brilhante exibição em Manchester, a meio da semana, não foi capaz de anular os efeitos de um golo sofrido a meio da primeira parte. A equipa de Klaus Topmöller vê-se assim na iminência de repetir o drama de há duas épocas, quando deixou fugir na última jornada um título praticamente garantido.

A 34ª e última jornada coloca os três candidatos ao título a jogar em casa, cabendo ao Bayern de Munique, em teoria, a tarefa mais fácil. Os três sabem que a vitória é indispensável, mas o Dortmund, finalista da Taça UEFA, está agora em posição de não depender de resultados alheios, o que pode revelar-se determinante.

Mais para baixo, ficou tudo decidido nos lugares da descida: o Nuremberga salvou-se com a vitória frente ao Leverkusen, e relegou Friburgo, Colónia e St. Pauli para o escalão secundário.

No que se refere a portugueses, Fernando Meira foi o único em acção no espectacular empate entre TSV Munique e Estugarda (3-3), jogo entre duas equipas já sem ambições competitivas. O Kaiserslautern de Dominguez (não utilizado), mercê da goleada sobre o Cottbus (4-0), sonha ainda em chegar ao sexto lugar, que lhe permite jogar na Taça UEFA.

Clique aqui para ver a classificação.

33ª jornada (27/4)

Nuremberga-Leverkusen, 1-0

(Nikl, 23)

Hamburgo-B. Dortmund, 3-4

(Wicky, 42 g.p.; Hoogma, 80; Meijer, 89) (Amoroso, 36 g.p. e 63; Rosicky, 38; Koller, 87)

Wolfsburgo-Bayern, 0-1

(Biliskov, 33 p.b.)

TSV Munique-Estugarda, 3-3

(Max, 52 g.p. e 61; Borimirov, 78) (Dundee, 20; Meissner, 45 e 63)

Kaiserslautern-Cottbus, 4-0

(Lokvenc, 25 e 48; Klose, 37 e 47)

Colónia-Friburgo, 1-0

(Cullmann, 27)

Hansa Rostock-B. Mönchengladbach, 1-1

(Hill, 9) (Demo, 17)

Hertha-Schalke 04, 2-0

(Preetz, 50; Alves, 53)

Werder Bremen-St. Pauli, 3-2

(Frings, 50; Stanislawski, 54 p.b.; Frings, 78) (Rahn, 5; Meggle, 16)