Dezenas de adeptos ficaram ontem (domingo) feridos no Zimbabwe, quando tentavam entrar no Estádio Barbourfields, em Bulawayo, que já estava completamente lotado. 

O incidente deu-se no intervalo do jogo Highlanders-Dynamos, a contar para a final da Taça Firstel. Espectadores de ambas as equipas tentaram entrar no estádio e a polícia reagiu lançando gás lacrimogéneo contra os adeptos. 

No final do encontro, já no relvado, as cenas voltaram a repetir-se. A polícia local já confirmou que várias pessoas ficaram feridas, embora não tenha divulgado o número exacto. 

Tendayi Mundawarara, director da Firstel (empresa patrocinadora da prova), já manifestou o seu desagrado pela situação. «É extremamente triste que um jogo, que deveria servir para uma boa causa, tenha acabado assim. Isto é completamente contrário ao espírito desportivo que esperamos», afirmou. 

A violência entre adeptos do Highlanders e do Dynamos não é novidade no Zimbabwe, uma vez que a rivalidade entre os dois clubes proporciona regularmente confrontos entre simpatizantes das duas formações. 

Quanto ao jogo, o Dynamos venceu a final da Taça Firstel, por 2-1, somando este troféu aos dois já conquistados esta época, o Madison Trophy e o BP Cup.