O Partizan Belgrado está historicamente ligado ao Sporting, ao futebol português e às competições europeias. No Estádio Nacional, a 4 de Setembro de 1955, os dois clubes fizeram o primeiro jogo de sempre da Taça dos Campeões Europeus, com o encontro a terminar empatado (3-3) - o Partizan venceu na segunda mão por 5-2 e seguiu em frente. Quarenta e sete anos e 13 dias mais tarde, Sporting e Partizan voltam a defrontar-se, desta vez na primeira eliminatória da Taça UEFA.

O Partizan foi fundado em 1945 e é um dos principais clubes da Jugoslávia, a par do Estrela Vermelha, também de Belgrado. Conquistou já 17 Campeonatos do seu país (47, 49, 61, 62, 63, 65, 76, 78, 83, 86, 87, 93, 94, 96, 97, 99 e 2002) e nove Taças (47, 52, 54, 75, 89, 92, 94, 98 e 2001). O ponto mais alto da sua História foi em 1966, quando atingiu a final da Taça dos Campeões, em que foi batido pelo Real Madrid (2-1). O Partizan ganhou ainda uma Taça Mitropa (para clubes do centro e do leste da Europa) em 1978.

O clube tem pouco a ver com o que nasceu em 45, com o futebol a ser gerido autonomamente, de forma profissional; a Jugoslávia também não é o mesmo país. A morte de Tito, que congregou várias nações num país, e a derrocada do comunismo do leste da Europa desagregaram a Jugoslávia, uma federação que agora inclui apenas os estados da Sérvia e do Montenegro.

O futebol

Ljubisa Tumbakovic é o técnico do Partizan e um dos treinadores mais bem sucedidos de sempre na Jugoslávia. Subiu a treinador principal da equipa em 1992, depois de ter trabalhado nos escalões de formação, e ao fim de dez anos - com uma interrupção na época 1999/2000, em que treinou o AEK Atenas, sem sucesso - conta já com seis campeonatos e três taças.

A equipa (veste de preto e branco, em listas verticais) tem conseguido resistir à tentação de vender os seus principais jogadores e tem uma estrutura consolidada. A grande estrela do Partizan é o capitão Sasa Ilic, médio ofensivo de grande qualidade técnica. Igor Duljaj e Vladimir Ivic são os outros dois jogadores convocados para a selecção no último particular, com a Bósnia. Os três já estavam no clube há dois anos, quando o Partizan foi eliminado pelo F.C.Porto, também na primeira eliminatória da Taça UEFA.

Campeão na época passada (a três jornadas do fim), o Partizan entrou esta época na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Começou por empatar na Suécia, frente ao Hammarby (1-1), para depois vencer em casa por 4-0. Na terceira pré-eliminatória o sorteio foi adverso, colocando no caminho dos jugoslavos o Bayern Munique. O duelo ficou praticamente resolvido em Belgrado, com a derrota em casa do Partizan por 0-3. Em Munique o Bayern venceu por 3-1.

Essas foram as duas únicas derrotas do Partizan em jogos oficiais esta temporada. Para além dos quatro encontros nas competições europeias, o clube de Belgrado fez já três partidas do Campeonato da Jugoslávia: venceu em casa o Hajduk Kula (5-1) e o Radnicki Nis (5-2) e fora o Radnicki O (2-1). Comanda assim a classificação, com os mesmos pontos de Zemun e Obilic.

Até ao jogo com o Sporting o Partizan ainda fará mais dois jogos: no campo do Sutjeska, já este fim-de-semana, e em casa frente ao Cukaricki (14 de Setembro). Entre o jogo de Alvalade e o de Belgrado terá de defrontar o Zeleznik (fora) e o Sartid (casa).

O plantel

Guarda-redes: Radovan Radakovic (1), Radisa Ilic (13), Dejan Stankovic (34) e Djordje Pantic (41)

Defesas: Milivoje Cirkovic (2), Dragoljub Jeremic (3), Dejan Ognjanovic (5), Nenad Kutlacic (6), Milan Stojanovski (7), Nenad Miskovic (14), Ivan Stankovic (15), Branko Savic (24), Branimir Bajic (25), Milivoje Celeketic (31), Milos Stojcic (38) e Marko Zoric (40)

Médios: Igor Duljaj (4), Goran Trobok (8), Zvonimir Vukic (10), Damir Cakar (11), Vladimir Ivic (18), Ajazdin Nuhi (19), Sasa Ilic (22), Dejan Rusmir (23) e Rajko Zivkovic (32)

Avançados: Andrija Delibasic (9), Miladin Becanovic (12), Ivica Iliev (17), Dejan Zivkovic (20), Petar Kasom (33) e Danko Lazovic (36)

Equipa-tipo: Radakovic; Jeremic, Savic, Bajic e Duljaj; Trobok, Vukic, Ivic e Ilic; Iliev e Lazovic.

O defesa Cirkovic também tem sido opção frequente para este início de época na equipa titular; Cakar foi utilizado nos sete jogos oficiais, mas em seis deles na condição de suplente. Também já foram utilizados Miskovic, Rusmir, Ognjanovic, Delibasic, Stojanoski e Zivkovic.

Ilic é o melhor marcador da época, com cinco golos nos sete jogos efectuados; seguem-se Lazovic e Cakar (3), Iliev (2) e Ivic, Vukic, Bajic, Delibasic e Ognjanovic (1).