O Racing Santander, actual 19º classificado da Liga espanhola, está disposto a abrir uma guerra na Liga espanhola, ameaçando fazer falta de comparência no jogo da 37ª jornada, contra o Málaga. Com 36 pontos, a equipa da Cantábria está em posição desesperada na tabela, mas alega que só está disposta a comparecer ao jogo deste domingo se obtiver garantias de que a classificação da Liga não será homologada enquanto não estiver concluído um processo de inquérito ao Las Palmas, pela eventual utilização irregular de dois brasileiros ¿ Álvaro e Baiano ¿ como comunitários. 

Miguel Angel Díaz, presidente do Racing, afirma-se indignado com a atitude da Liga, que tem desvalorizado as pretensões do Racing, e garante estar disposto a manter a sua posição «até à morte». O Las Palmas é actualmente 11º classificado, com 43 pontos, mas caso se confirmem as irregularidades nas situações dos dois jogadores brasileiros poderia ser desportivamente penalizado, baralhando as contas na cauda da tabela. 

O Racing mantém o suspense até ao dia do jogo, enquanto o treinador Gustavo Benitéz procura manter a equipa longe da pressão, assegurando que «os jogadores estão com a Direcção, mas esperam que tudo se resolva da melhor maneira».