A Austrália voltou a ser sensação na Taça das Confederações depois de bater (2-0) o México, detentor do troféu, no seu primeiro jogo, esta manhã (sexta-feira) venceu a França, campeã do Mundo e da Europa, por 1-0, num encontro realizado em Ulsan, na Coreia do Sul.  

Depois de uma boa entrada, com uma convicente vitória (5-0) sobre a Coreia do Sul, a França apresentou-se muito desfalcada, apenas com Leboeuf, Djorkaeff, Karembeu e Wiltord entre os titulares que se sagraram campeões da Europa, e sentiu muitas dificuldades para controlar o ímpeto dos australianos. Clayton Zane marcou o único golo da partida quando estavam decorridos 60 minutos. 

A França procurou reagir, mas o guarda-redes Schwarzer, com uma série de boas defesas nunca permitiu que os gauleses chegassem ao empate. O seleccionador Roger Lemerre ainda procurou reforçar a sua equipa com as entradas sucessivas de Anelka (71m), Robert Pires (75m) e Patrick Vieira (87m), mas a Austrália revelou-se muito segura na defesa e ainda criou algumas situações de perigo em rápidos contra-ataques. 

A complicar a situação, Frank Leboeuf foi expulso aos 78 minutos, por acumulação de amarelos, na sequência de uma entrada dura sobre um adversário. Depois de longa série sem derrotas, a França consentiu a segunda derrota num curto espaço de tempo, depois de recentemente, ter perdido frente à Espanha num jogo particular. 

Com este resultado, a Austrália já garantiu a sua presença nas meias-finais, enquanto a França está obrigada a vencer o México que, hoje, defronta a Coreia do Sul num encontro a realizar-se em Daegu. 

Ficha do jogo 

Estádio de Ulsan, na Coreia do Sul

Árbitro: Carlos Batres (Guatemala)

Assistência: 44 mil espectadores 

FRANÇA: Coupet; Camara, Leboeuf «cap», Karembeu e Gillet; Djorkaeff (P. Vieira, 87m), Brechet, Dacourt (R. Pires, 75m) e Robert; Wiltord e Née (Anelka, 71m).

Treinador: Roger Lemerre. 

AUSTRÁLIA: Shwarzer; Muscat, Moore, Vidmar e Popovic; Okon «cap», Skoko (Bresciano, 78m), Lazaridis e Emerton; Corica e Zane (Aloisi, 86m).

Treinador: Frank Farina. 

Ao intervalo: 0-0.

Marcador: Zane (60m)

Disiciplina: cartão amarelo a Lazaridis (81m) e Aloisi (90m); cartão vermelho a Leboeuf (78m).

Resultado final: 0-1. 

Classificação do Grupo A 

 

J

V

E

D

G

P

Austrália

2

2

0

0

3-0

6

França

2

1

0

1

5-1

3

México

1

0

0

1

0-2

0

Coreia do Sul

1

0

0

1

0-5

0

*Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para as meias-finais